Em Palmas, moradores da Arne 64 devem retirar veículos de alamedas que serão preparadas para pavimentação

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 29 de julho de 2020 às 19:08

Moradores das alamedas 06, 10 e 11 precisarão estacionar seus veículos fora do perímetro de obras para que ruas sejam impermeabilizadas

A partir desta quinta-feira, 30, começam na Arne 64 (508 Norte), em Palmas, os preparativos para asfaltamento das alamedas internas da quadra. Os primeiros passos para que o asfalto chegue consistem na varrição e impermeabilização das ruas (imprimação). As alamedas 10 e 11 serão primeiras a passarem por esse processo já nesta quinta, a partir das 7 horas. Na sexta-feira, 31, a limpeza e impermeabilização acontecerão na alameda 06.

Para garantir que o processo de impermeabilização aconteça de modo satisfatório, é necessário que as ruas permaneçam sem circulação de veículos por 72 horas após a aplicação do impermeabilizante. Por isso, a Prefeitura de Palmas orienta aos moradores das alamedas 10 e 11 que retirem seus veículos de garagens na manhã do dia 30, até as 6 horas, e os estacionem em outros pontos da quadra.

A recomendação é que já na manhã desta quinta, 30, não haja circulação de veículos para otimização do tempo no processo de acabamento de base das referidas alamedas. Do mesmo modo, os veículos de residentes na alameda 06 devem ser retirados também até as 6 horas, em função dos trabalhos lá programados na sexta-feira, 31. Os acessos às alamedas imprimadas estarão sinalizados para orientação de moradores e visitantes. "É importante que esse tempo de fechamento da ruas por 72 horas seja respeitado porque a passagem de veículos por ali removeria o ligante aplicado na rua, comprometendo a qualidade do pavimento asfáltico", explica o secretário executivo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), Rafael Marcolino.

A programação de imprimação das demais alamedas da quadra, bem como do início da pavimentação asfáltica, será divulgada nos próximos dias no portal e redes sociais da Prefeitura de Palmas.

Cheiro químico

Segundo o engenheiro da EB Infra Construtora, Paulo Henrique França, nas primeiras 24 horas após a aplicação do impermeabilizante no leito da pista, haverá forte cheiro químico característico dos produtos utilizados na imprimação de vias públicas. Assim, o aviso do início dos trabalhos também serve de orientação a moradores com maior sensibilidade, como idosos, crianças ou doentes respiratórios, para que mantenham janelas e portas fechadas. Aqueles que queiram se retirar do imóvel para se hospedar em residências de familiares ou amigos devem ficar atentos às datas e horários de retirada de veículos. A EB Infra Construtora é a empresa responsável pelas obras do Lote 01 da primeira etapa de obras financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

"Anunciamos o início destas obras em março deste ano imprimimos ritmo. Essas são as primeiras de muitas ruas que vão sair da terra e do barro. São obras importantes, grandes, que trarão, quando concluídas, qualidade de vida e valorização às famílias e empresários de Palmas que por anos esperavam ver promessa de asfalto chegando. E não é somente o asfalto que estamos tirando do papel, é drenagem também, uma deficiência em infraestrutura que os tempos de chuva sempre nos alertaram para sua necessidade", frisa a prefeita Cinthia Ribeiro.

Obras do CAF

A exemplo da Arne 64 (508 Norte), todas as quadras, avenidas e bairros contemplados por obras do Programa de Requalificação Urbana Palmas para o Futuro receberão terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem pluvial, sinalização viária e calçadas com acessibilidade. Para conferir todo o pacote de obras em andamento, clicar aqui.