Em reunião ordinária Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa certifica entidade e delibera sobre captação de recursos

Secretaria do Desenvolvimento Social

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 06 de novembro de 2019 às 11:09

Reunião aconteceu nesta terça-feira, 05, e contou com cerca de 90% dos conselheiros 

Em sua 11ª reunião ordinária o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) deliberou sobre a certificação da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), única entidade inscrita em consonância com a Resolução Normativa n° 03/2019, que dispõe sobre a certificação das entidades e instituições que atuam na área do envelhecimento em Palmas. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira, 05, na sede do Conselho.

 

De acordo com a conselheira presidente do Comdipi, a pedagoga Simone Fontenelle, o prazo para as certificações das Entidades e Instituições que atuam na área do envelhecimento em Palmas será prorrogado até o dia 29 de novembro, para ampliar a participação social neste mapeamento sobre o idoso em Palmas.

 

“Além de fazer o cadastro das entidades o Comdipi também está em fase de captação de recursos, sendo um importante instrumento para fortalecer e fomentar projetos, ações, programas voltados a Pessoa Idosa de Palmas. As doações à entidade podem ser direcionadas para um fundo próprio, chamado de FUMDIPI, e são dedutíveis do IR, sendo 1% para Pessoa Jurídica e 6% para Pessoa Física”, destacou Fontenelle.

 

Os conselheiros também deliberaram sobre a importância da participação ativa do COMDIPI no plano Estratégia Brasil, Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI), por meio do Programa Viver: Envelhecimento Ativo e Saudável que visa proporcionar atividades para evitar o isolamento social do idoso.