Empossados conselheiros do CMDCA para a gestão 2020/2021

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 17:34

Posse aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

Na tarde desta segunda-feira, 20, foram empossados os conselheiros titulares e suplentes que atuarão no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), no biênio 2020/2021. Os novos membros foram empossados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), pela secretária-executiva, Simone Sandri, que atualmente responde pela pasta.

Após a cerimônia de posse, os novos conselheiros elegeram a mesa diretora e agendaram a próxima reunião de trabalho. “Temos muito para agradecer aos conselheiros que deixam a diretoria nesta tarde, pelo excelente trabalho na condução de demandas importantes como a eleição dos conselheiros tutelares, a conferência municipal realizada em 2019 e tantas outras. Nosso muito obrigada a todos vocês. Aos novos conselheiros desejamos boas vindas e dizer que a gestão da Prefeita Cinthia Ribeiro irá atuar lado a lado com você em busca de garantir que os direitos de nossas crianças e adolescentes sejam respeitados e garantidos”, afirmou Simone Sandri.

De acordo com o conselheiro Aldecy Carvalho dos Santos, eleito para presidir o CMDCA em 2020 os trabalhos dos conselheiros devem estar alinhados com o Estatuto da Criança e do Adolescente e buscar fortalecer a rede de instituições que atuam na defesa desse público. “Temos uma rede muito forte, alinhada e comprometida em defender nossas crianças. Nosso principal papel é garantir que essa rede possa atuar sem obstáculos, livremente, sempre com a melhor proposta e dentro da lei”, disse Carvalho.

O mandato como conselheiro do CMDCA compreende um período de dois anos, permitida uma recondução, sendo que a função dos membros do CMDCA é considerada de interesse público relevante e não é remunerada.

Ficou definido que as reuniões ordinárias do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) acontecerão prioritariamente todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, na sede de uma das instituições que compõem a entidade. A próxima reunião está agendada para o dia 05 de fevereiro de 2020, na sede da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi).

Confira como ficou composta a nova diretoria do CMDCA biênio 2020/2021:

1 - Presidente: Aldecy Carvalho dos Santos representante da Fundação Semear Liberdade;

2 - Vice-Presidente: Claudiney Leite de Souza representante da Secretaria Municipal de Des. Social;

3 - Secretário:  Ricardo Antônio Pereira da Costa -  representante da Secretaria Municipal de Educação.

Foram empossados 12 conselheiros e 12 suplentes divididos de forma paritária entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil Organizada para compor o CMDCA no biênio 2020-2021 sendo:

I - Representantes Governamentais:

a) Secretaria Municipal de Educação

1. Ricardo Antônio Pereira da Costa, Titular;

2. Ana Cléia Gomes da Silva, Suplente.

b) Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social

1. Claudiney Leite de Souza, titular;

2. Maria Salomé Lima Carneiro Sales, Suplente.

c) Secretaria Municipal de Saúde

1. Yusely Sanchez Capote, titular;

2. Kelly Fassina, Suplente.

d) Fundação Municipal do Esporte e Lazer

1. João Antônio Pereira, titular;

2. Emanoel de Ribamar Marques Rocha, Suplente.

e) Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Humano

1. Tuanny Bonfim Batista Macedo Rodrigues, titular;

2. Daniela Tavares Braga, Suplente.

f) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego

1. Alfredo Gilberto da Silva, titular;

2. Marcelina Ferreira dos Santos, Suplente.

II - Representantes da Sociedade Civil:

a) Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (CEDECA/TO):

1. Bárbara Oliveira Xavier, titular;

2. Elisabeth Siqueira Araújo, suplente.

b) Fundação Semear Liberdade:

1. Aldecy Carvalho dos Santos, titular;

2. Givanilda Soares de Jesus, suplente.

c) Pastoral da Criança:

1. Anair Maria Loro, titular;

2. Edinalva Pereira Rodrigues, suplente.

d) Associação Sementes do Verbo:

1. Adrielle da Silva Barreto Fonseca, titular;

2. Bárbara Maria Oliveira Veloso dos Santos, suplente.

e) Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração - RENAPSI:

1. Julina Amorim de Carvalho, titular;

2. Patrícia Morais Coelho Lucena, suplente.

f) Associação Atlética Atenas:

1. Dayanne Feitosa Santos, titular;

2. Alceu José Catapan, suplente.