Empossados novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 12 de agosto de 2020 às 20:37

Conselheiros também elegeram nova diretoria nesta quarta-feira, 12

Em solenidade virtual realizada nesta quarta-feira, 12, a secretária municipal de Desenvolvimento Social da Capital, Simone Sandri, deu posse aos 14 novos membros Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi) que irão atuar no biênio 2020-2022. Logo após empossados, os conselheiros elegeram a nova mesa diretora do Comdipi.

A posse contou com a participação do representante do Ministério Público Estadual, Rodrigo Grisi e do Promotor de Justiça do Estado do Ceará, Alexandre de Oliveira Alcântara.

A secretária Simone Sandri destacou a atuação do Comdipi desde a sua criação em 1999 e implantação em 2008. "A gestão sabe da responsabilidade de cada membro que hoje deixa este colegiado, bem como do comprometimento daqueles que hoje são empossados. O Comdipi mesmo diante de uma situação desafiadora como a que temos vivenciado com a pandemia tem se mostrado atuante e presente na defesa dos idosos de Palmas”, disse.

O Promotor de Justiça do Estado do Ceará, Alexandre Alcântara, que é ex-conselheiro do Conselho Nacional do Idoso e ex-presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Idosos e Pessoa com Deficiência (AMPID), deu boas-vindas aos novos membros e ressaltou que as políticas afirmativas e o controle social são essenciais para a manutenção da democracia. "O conselho e seu colegiado são o caminho para se buscar a democratização das políticas públicas. As pessoas idosas de Palmas contam com o trabalho de vocês para vencer os desafios que nos são impostos em todas as áreas, seja na saúde, educação, habitação e outras".

Eleição da mesa diretora

Os membros do Comdipi elegeram por unanimidade a conselheira Simone Fontenelle da Silva, representando o Instituto Brasileiro de Direitos da Família (IBDFAM-TO), como presidente e a conselheira Viviane Gomes Ribeiro, representante da Ordem dos advogados do Brasil/OAB-TO, como vice-presidente, no período 2020-2022.

A composição da diretoria tem continuidade com a conselheira, Eliane Cristina Costa de Oliveira, da Fundação Cultural, como 1ª secretária e o conselheiro, Jefercio Evangelista de Sousa, da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas, como 2° secretário.

Confira os nomes dos membros que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Palmas (Comdipi):

Representantes do Poder Executivo Municipal:

Procon Municipal de Palmas: 1. Valéria Morais Santos, titular; 2. Esmeralda Neiva Misterdão, suplente;

Secretaria Municipal da Saúde: 1. Taísa Souza Ribeiro, titular; 2. Leyssane Marta Ayres Arruda, suplente;

Secretaria Municipal da Educação: 1. Ambrósio Dolny, titular; 2. Maria Gorete Alves Martins, suplente;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social: 1. Givanilda Soares de Jesus, titular; 2. Silvanete Mota de Oliveira, suplente;

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana: 1. Joseísa Martins Vieira Furtado, titular; 2. Leônidas Alves de Castro, suplente;

Fundação Cultural de Palmas: 1. Eliane Cristina Costa de Oliveira, titular; 2. Euzeni Pedroso Grimm, suplente;

Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas: 1. Jefercio Evangelista de Sousa, titular; 2. Mauro Antônio de Oliveira, suplente;

Representantes da Sociedade Civil Organizada:

Serviço Social do Comércio (Sesc): 1. Núbia Pereira de Castro, titular; 2. Helena Cristina da Silva, suplente;

Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM): 1. Simone Fontenelle da Silva, titular; 2. Patrícia Coêlho Aguiar, suplente;

Pastoral da Pessoa Idosa (PPI): 1. Paulo Cristiano Luz Frade, titular; 2. Maria do Socorro Costa Aguiar, suplente;

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Tocantins (OAB/TO): 1. Viviane Gomes Ribeiro, titular; 2. Faelma Mendes Batista Correa, suplente;

Conselho Regional de Psicologia - 23ª Região (CRP/TO): 1. Rosane de Oliveira Barbosa, titular; 2. Eliana de Aquino Taríssio, suplente;

Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT): 1. Paulo Fernando de Melo Martins, titular; 2. Leda Santana de Oliveira Noleto, suplente;

Associação Brasileira do Clube da Melhor Idade (ABCMI): 1. Salete Terezinha Worm, titular; 2. Maria das Graças Rego de Arruda, suplente.