Empossados os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 17 de agosto de 2023 às 14:55

Órgão é consultivo, propositivo, deliberativo e fiscalizador

Tomaram posse nesta quarta-feira, 16, os novos conselheiros titulares e suplentes para a próxima gestão do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas (Comsea), para o biênio 2023–2025. Eles foram empossados pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, na sede da pasta.

Órgão consultivo, propositivo, deliberativo e fiscalizador, o Comsea é formado por representantes da Prefeitura de Palmas e da sociedade civil, que promove a articulação entre o governo municipal e a sociedade civil para propor diretrizes para políticas, programas e ações que configurem o direito humano à alimentação adequada.

Em Palmas o conselho foi criado por meio do Decreto 1.377/2005, composto por 12 membros titulares, com seus respectivos suplentes, sendo 2/3 (dois terços) de representantes da sociedade civil organizada e 1/3 (um terço) de representantes do Poder Público Municipal.

“A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional visa principal garantir o acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo a promover uma vida saudável e ativa para toda a população. Ela busca não apenas o combate à fome, mas também a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a valorização da agricultura familiar e da produção sustentável”, explica o secretário-executivo da entidade, Felipe Coelho.

Para a gestora da Sedes a posse representa uma oportunidade de fortalecimento do controle social no que diz respeito à segurança alimentar e nutricional da população. “Quanto mais efetiva a articulação e atuação do Comsea, mais tranquilos estaremos quanto aos avanços na oferta de alimentação saudável para toda a comunidade”, destacou.

Após a posse foi realizada a primeira reunião do colegiado para escolha da mesa diretora, que será composta pela presidente:. Eloise Schott representante da Universidade Federal do Tocantins (UFT) ; o vice-presidente: Eurijan Martins representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder); e o secretário-executivo: Felipe Barbosa Coelho.

Clique aqui para conferir o decreto que designa os membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Palmas para o biênio 2023/2025.