Empreendedores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande participam de rodada de negócios locais

Agência de Turismo

Autor: Malena Mota | Publicado em 26 de março de 2019 às 17:59

O encontro aconteceu nessa segunda-feira, 25, no Resolve Palmas em Taquaralto

Reunir em um só espaço membros da comunidade de empreendedores de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, para oportunizar negócios e contatos do segmento de Turismo do Território da Bacia do Ribeirão Taquaruçu foi o objetivo da rodada de negócios oferecido aos atendidos do projeto de estruturação turística do Polo Turístico de Taquaruçu. O encontro aconteceu nessa segunda-feira, 25, no Resolve Palmas em Taquaralto.

Durante o encontro estiveram presentes cinco representantes de receptivos do Distrito de Taquaruçu, e mais 35 representantes de empreendimentos atendidos e com adesão pelo Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, dos diversos seguimentos, tais como: meios de hospedagem, alimentação, condutores, atrativos e artesanatos, onde estes tiverem a oportunidade de fazer uma breve explanação dos seus empreendimentos, com o objetivo de torná-los comercializáveis nas agências do ramo de turismo locais.

A consultora Tatiana Fernandez destaca que nesta fase do projeto é importante que os empreendedores estejam com seus projetos estruturados, pois as agências receptivas locais, é que serão as portadoras da comercialização do destino Taquaruçu no mercado regional e nacional. “Se os receptivos não estiverem estruturados com lastro de negócios, com os produtos e serviços dos territórios, eles não conseguirão fazer essa representatividade lá fora”, destaca.

Ela ainda ressalta a importância do segmento das exigências do mercado atual. “Hoje o turismo já exige que tudo isso seja formalizado, que a política de preço tenha uma garantia mínima de 12 meses, então, nós preparamos primeiro individualmente cada prestador de serviço, sendo eles meios de hospedagem, alimentação, condutores, atrativos e artesanatos, nós os preparamos com uma política de preço visando a uma expansão mercadológica, e agora estamos os colocando de frente aos receptivos de Taquaruçu”, disse.

Tatiane também ressaltou os objetivos do projeto que, segundo ela, já vêm conquistando seu lugar dentro do principal roteiro turístico do estado do Tocantins, que é o Jalapão. “A intenção de Taquaruçu é estar presente em um roteiro associado ao Jalapão, e não ser mais um extra,  e sim um integrante deste, onde Taquaruçu terá mais atrativos turísticos que permitirão a maior permanência do turista no distrito, visto que agora temos uma gama de produtos formatados, com inovação, com segurança, respeitando as normas técnicas da ABNT. A partir de agora podemos dizer que o Jalapão começa em Taquaruçu”,  ressaltou.

A analista técnica Sebrae – TO, Ana Flávia Borges ressaltou a importância da formalização acordos comerciais entre os empreendedores. “ Este momento da rodada de negócios locais propiciam a formalização de acordos comerciais entre as agencia de turismo e os empresários do trade turístico do território, com esta formalização as agências poderão elaboração os roteiros turísticos e muito em breve teremos produtos formatados para comercialização no mercado turístico regional e nacional”, finalizou.

Para o gerente de Estruturação Turística da Agtur, Willian Brito, este é momento da consolidação do projeto, segundo ele, é a hora de se preparar para colher os bons frutos que foram semeados durante todas as etapas do projeto. “Este é o momento de vocês realizarem bons negócios, queremos que o roteiro do destino Taquaruçu seja o carro-chefe do turismo da Capital, e agora é a hora de vocês venderem seus produtos, que sabemos que foram bem trabalhados e elaborados com as inúmeras consultorias proporcionadas pelo projeto”.

A empreendedora do ramo de alimentação no Distrito, e também empreendedora do ramo de receptivo, Edilene Fonseca, ressaltou a parceria entre os empreendedores do Distrito como um ponto crucial para o sucesso do roteiro de Taquaruçu. “Eu vejo que em Taquaruçu o que funciona no turismo é trabalhar em parceria com os demais empreendimentos, um ajudando a vender o produto do outro para fortalecer o nosso destino. E ser do Distrito e estar caminhando junto aos demais é que faz a diferença e o projeto veio para reforçar esse envolvimento entre nós”, disse a empreendedora.

Já a empreendedora Beatriz Augusto, que faz parte de um grupo da área de alimentação no Distrito, disse que esse momento é essencial para colocar de vez o destino de Taquaruçu como um grande roteiro comercializável. “Eu acredito que é um momento de fortalecimento, tanto nosso, de empresa de alimentos e bebidas, quanto para as agências que estão construindo seus roteiros, assim eles vão poder nos conhecer, e estamos negociando os preços para que eles possam formatar os preços deles. É essencial e enriquecedor esse momento para ambos”, finaliza a empreendedora.

Projeto

O Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu é uma parceria iniciada em 2014 entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), e o Sebrae Tocantins e Nacional para estruturação da atividade de turismo nos distritos de Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Dentre as principais atividades realizadas em benefício destas localidades estão capacitações profissionais, consultorias empresarias, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. O projeto em execução tem previsão de ter conclusão no final de 2019.

Edição e postagem: Lorena Karlla