Agência de Turismo
Autor: Redação Agtur | Publicado em 18 de abril de 2019 às 15:01
Teste aconteceu em dois dias, sendo eles dia 16, terça, e 17, quarta, e contou com diversos profissionais e empreendedores da região
Experienciar e compreender
os produtos turísticos da região de Taquaruçu e Taquaruçu Grande, que
envolveram atrativos de vivência cultural, hospedagem, artesanato, cachoeiras,
restaurantes e atividades radicais, foi o objetivo da fase de roteiro teste
para as agências receptivas locais, realizado pelo projeto Turístico de
Estruturação da região da Bacia de Taquaruçu.
O roteiro teste aconteceu em
dois dias, sendo eles dia 16, terça, e 17, quarta, e contou com a participação
de diversos profissionais e empreendedores da região que estão desde o começo
do projeto se capacitando, para que as agências locais de Palmas que são
atendidas pelo projeto pudessem vivenciar esses produtos e fortalecer seus
negócios e parcerias.
O primeiro encontro do dia
16, quarta, foi realizado em Taquaruçu, e começou com a degustação do buriti na
tigela com frutas, na Padaria Pães e Delícias, logo depois o grupo de
empreendedores foi ao atrativo Pote de Ouro vivenciar e entender como funciona
uma olaria.
Wanderley Batista, um dos
sócios do empreendimento Pote de Ouro, contou a importância de fazer parte do
projeto. “Muito gratificante nosso empreendimento ter aderido a este projeto,
como nosso segmento é voltado ao turismo de vivência, aqui no Pote de Ouro
trabalhamos com artesanato, principalmente com objetos de cerâmicas. O nosso
propósito é fazer com que o turista possa conhecer o dia a dia de uma olaria,
mostrando o processo de curetagem da argila, até a finalização da peça,
“explica.
Em seguida o grupo partiu
para o reconhecimento das cachoeiras da Roncadeira e da Fazenda Ecológica. E
depois para os restaurantes Café da Mata e Tempero Goiano para saborear a
gastronomia local da região.
No período da tarde, os
empreendedores visitaram o Centro de Atendimento ao Turista, Loja Tudo Daqui e
Casa do Artesão para conhecerem as artesãs que criam peças que vão de bordados,
bolsas, utensílios para cozinha, peças ornamentais, colares, brincos, bonecas,
flores, entre outros. As peças são produzidas com produtos típicos da região,
como palha de milho, bucha, cabaça, fibra de banana, capim dourado, jatobá,
babaçu.
Uma das atividades que fazem
parte do projeto é atividade tirolesa, conhecida como a maior da região norte.
Segundo a representante da Agência Pontal Tour, Soranne Alves de Moura chegar à
fase de experimentação do roteiro turístico de Taquaruçu é a concretização de
pôr em prática os conhecimentos que os empreendedores adquiriram ao longo do
processo. “Estamos vivendo um novo momento que é a revitalização do turismo,
hoje podemos proporcionar ao turista não só o Jalapão, mas também Taquaruçu,
que tem a mesma potencialidade de oportunizar diversas atrações aos turistas,
como cachoeiras, esporte radical, gastronomias entre outros”.
Outra atração que estava no
roteiro do primeiro dia que o grupo conheceu em Taquaruçu foi o turismo de
vivência, na Aldeia Taboka Grande, que permitirá ao turista fazer a trilha do
Salvador e apreciar o pôr do sol na Pedra Pedro Paulo, depois conhecer a
história e a cultura de transformação da Aldeia. O primeiro dia do roteiro
teste foi finalizado na Vila dos Sabores com experimentação da gastronomia
local.
Já o segundo dia de
atividades do foi realizado na região de Taquaruçu Grande, iniciado logo cedo
com um café da manhã na Estância Marina, onde os integrantes foram
recepcionados com um dos produtos locais, o Café da Serra com Trilha, um café
da manhã com ingredientes locais, e bem reforçado para garantir a subida até os
paredões da serra, que garantiu um visual deslumbrante, recompensando assim
todo o esforço. “Aqui começa uma nova etapa do nosso projeto, estamos quase
prontos para alavancar de vez. Falta pouco, e a experiência de hoje nos deixou
mais confiantes”, disse a empreendedora Libania Bucar.
O empreendedor Gilson Rocha,
um dos mais recentes a aderir ao projeto, com um empreendimento chamado Chácara
Garra, que possui quatro belíssimas cachoeiras, espaço para almoço e um projeto
futuro de Banho na Floresta, que se trata de um procedimento de cura, que será
o primeiro do tipo na região Norte. “Estou há um ano trabalhando com o turismo
aqui, e a parceria com a Agtur e Sebrae foram fundamentais, pois não é fácil
trabalhar sozinho, pois tem muito a ser feito, mas essa parceria nos anima e
nos fortalece a melhorar mais a cada dia”, disse Rocha.
Na região de Taquaruçu
Grande também foram visitados os empreendimentos Célia´s Restaurante e Estância
Machado, e reconhecimento da Chácara Parque Aventura e Cia e da Pousada
Matuoca.
A consultora Tatiana
Fernandez destacou que nesta fase do projeto foi o momento das agências locais
que são atendidas pelo projeto conhecerem e vivenciarem os produtos da região,
para depois fortalecerem seus negócios e parcerias. “Tivemos todo o processo de
qualificação, para eles se adequarem ou ajustarem seus serviços, sucessivamente
eles passaram por uma rodada local onde os mesmos negociaram entre si as suas
tarifas promocionais. Finalmente eles
fizeram o teste para vivenciar toda essa oferta, para futuramente vender com
muito mais efetividade, ” destaca a consultora.
Para o presidente da Agtur,
Eudes Assis, este é um grande momento de celebração, onde sonhos estão sendo
realizados, e Palmas caminha para ser um grande destino turístico do Brasil.
“Visitando todos estes empreendimentos, é que nos damos conta de tudo que temos
para oferecer aos nossos turistas, o que antes era apenas um sonho, e com muito
trabalho e parcerias, hoje temos produtos para nos lançarmos como um grande
destino turístico, e Taquaruçu será a nossa vitrine”, finaliza o gestor.