Empreendedores de Taquaruçu participam de curso sobre 'Formatação e Condução em Trilhas'

Agência de Turismo

Autor: Redação Agtur | Publicado em 23 de outubro de 2019 às 18:02

O curso começou nesta segunda-feira, 21 e vai até sexta, 25


Com o objetivo de capacitar monitores, agências e atrativos para disponibilizarem produtos que tenham qualidades e garantias de segurança aos turistas, os empreendedores que fazem parte do Projeto Turístico de Taquaruçu estão participando do curso de formatação e condução em trilhas de curta e média distância, com ênfase às Normas Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 


O curso começou nesta segunda-feira, 21 e vai até sexta, 25, e está sendo ministrado no período da manhã, das 08 às 12 horas, e tarde das 13 às 18 horas, com aulas teóricas e práticas realizadas no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Taquaruçu. 


Além disso, segundo o ministrante do curso, Brasilio Ataíde Neto, que é técnico, consultor e instrutor na área do turismo, o curso vem com a proposta de adequar todo o sistema de classificação das Normas da ABNT, sendo elas a NBR 15505-1, requisitos mínimos; e a de percurso NBR 15505-2.


“Há também outras normas transversais, como por exemplo, a norma NBR 15285, que trata a competência dos condutores, a NBR 21103 que trata sobre a participação da clientela, e a ISO 2111012014 sobre sistema de gestão de segurança”, ressaltou o professor.


O empreendedor do segmento de Agência de Turismo Receptivo, que trabalha com turismo de trilhas, Fernando Rodrigues, conta da importância da sua participação no curso, principalmente quando se trata das normas da ABNT de segurança, para conduzir os turistas que querem conhecer e prestigiar a região de Taquaruçu. “Oferecemos um turismo de aventura, e queremos cada vez mais vender nosso destino, mais de uma forma profissional e com segurança,” disse o empreendedor.


O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Eudes Assis, destaca a importância de levar esse tipo de conhecimento sobre as normas aos empreendedores que estão fazendo o curso, já que é essencial a segurança dos turistas e condutores.

 

#DestinoTaquaruçu


O projeto é uma parceria entre o Sebrae Tocantins, Sebrae Nacional e a Prefeitura de Palmas, por meio da Agtur. A parceria teve início em 2014 com o objetivo de trabalhar a estruturação de atividades relacionadas ao turismo em Taquaruçu e Taquaruçu Grande. Nesse período, cerca de 70 pequenos empresários receberam capacitações, consultorias empresariais, missões tecnológicas, apoio à governança local e acesso a eventos nacionais. 

 

Conforme o Diagnóstico Turístico do Projeto de Estruturação Turística de Taquaruçu, 80% dos negócios são voltados ao segmento da alimentação e 66% aos serviços de apoio ao turista.  Entre os 19 negócios relacionados a atividades turísticas com atrativos, 10 possuem cachoeiras.

 


Texto: Dandara Maria (estagiária) /Edição: Lorena Karlla