Empreendedores de turismo recebem treinamento para uso de ferramenta on-line

Agência de Turismo

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 29 de junho de 2023 às 11:10

Objetivo é ajudar micro, pequenos e médios empresários para que consigam atrair a atenção para seus negócios

A Plataforma Integrada do Turismo (PIT) já é uma realidade e em breve os resultados desse recurso já devem começar a ser sentidos, como forma de incremento na procura pelos serviços turísticos da Capital. Na tarde desta quinta-feira, 28, foi encerrado o ciclo de capacitação oferecido aos operadores sobre a utilização da nova ferramenta. Na ocasião, o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur) Giovanni Assis comentou que este é mais um recurso disponibilizado pela gestão municipal, que tem como finalidade ajuda a impulsionar o setor.

A plataforma foi desenvolvida pela empresa Oro Comunicação, que possui experiência nesse tipo de produto, inclusive sendo a responsável pelo desenvolvimento do portal turístico de Belo Horizonte e um produto semelhante em Foz do Iguaçu (PR). A capacitação foi ministrada pelo diretor e fundador da Oro, Anderson França e pela técnica da Oro, Úrsula Chaves Nésia.

Úrsula explicou que o objetivo principal da plataforma é ajudar micro, pequenos e médios empreendedores do trade de Palmas, para que eles consigam atrair a atenção para seus negócios, via um produto que possui a assinatura do governo. “Na plataforma o empresário pode cadastrar seu empreendimento, inserindo informações e fotos, para que o turista possa acessar quando tiver Palmas como destino”, enfatizou.

A diretora de estruturação turística da Agtur, Jocielma Lourenço, informou que o aceso à plataforma é gratuito e atende a todos os empreendedores, indistintamente. “O objetivo do município é o fortalecimento do setor de turismo”, assegurou.

Capacitação
A capacitação foi dividida em quatro etapas, uma voltada ao setor de alimentação, uma para o setor hoteleiro, uma para as agências e uma para os técnicos municipais ligados ao turismo. As informações repassadas foram sobre acesso ao portal, inserção de dados, divulgação de informações e imagens, dentre outras.

Plataforma
A Plataforma Integrada de Turismo de Palmas foi desenvolvida para atender os operadores de turismo local. A PIT é um espaço virtual onde cada empresário pode se cadastrar e inserir informações e imagens de seus serviços e produtos para o turista conhecer as potencialidades locais.

Texto: Georgethe Pinheiro -  Secom/Palmas