Empreendedores do Inova Jovem ganham marca própria para seus negócios

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Juliana Matos | Publicado em 25 de maio de 2018 às 17:17

Programa qualifica jovens de baixa renda em empreendedorismo para que obtenham sucesso em seus próprios negócios

Além de conhecimento sobre como gerir um negócio na prática, os 50 jovens empreendedores, que concluíram curso do Programa Inova Jovem nesta sexta-feira, 25, no Resolve Palmas Sul, ganharam o layout para identificação das marcas de seus próprios negócios. O curso foi oferecido gratuitamente a jovens de 18 a 29 anos empreendedores que vivem em áreas de vulnerabilidade social em Palmas.

Participaram tanto jovens sem experiência como alguns que já atuam em um pequeno negócio e buscavam qualificação. O microempreendedor individual Luciano Feitosa, 29 anos, comercializa polpas de frutas nativas no Tocantins que vende no varejo para lanchonetes, feiras e para clientes em domicílio. "Vim porque queria aprender. Minha maior dificuldade é alcançar mais consumidores. Eu não tinha marca também e agora que a ganhei vou registrá-la para que meu produto tenha identificação e possa ser lembrado", disse.

Além do conceito de marca própria, os jovens que participaram do curso também aprenderam a elaborar um plano de negócios, planejamento financeiro, como calcular custo fixo de produto, margem de lucro e custo variável dos produtos ou serviços pelos quais têm interesse. Eles também foram orientados sobre como ter acesso a linha de crédito de até R$ 5 mil, para investimento em seu próprio negócio.

Com a conclusão de toda orientação em sala de aula por uma semana, os alunos receberão consultoria por três meses para orientação e usarão uma ferramenta online para monitoramento de seus projetos.

O programa Inova Jovem é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Juventude, parceira da Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), por meio do Banco do Povo.