Empresários adotam medidas de segurança sanitária na reabertura do comércio

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 09 de junho de 2020 às 11:39

Momento é de adaptação e engajamento para vencer o coronavírus

Uso de tapete sanitizante, álcool em gel, máscara de proteção individual, termômetro digital e limpeza constante do chão, balcão e araras agora fazem parte da rotina diária da loja de roupas e acessórios femininos da empresária Nathália Torres. Nesta segunda-feira, 08, foi o primeiro dia da retomada do atendimento presencial de seus clientes, após autorização da reabertura gradual do comércio em Palmas.

Já são quase 90 dias em vigor na Capital os protocolos de emergência em saúde pública, em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19). Com a liberação gradual de reabertura de parte do comércio, seguindo uma série de medidas de segurança sanitária, os empresários precisaram se adaptar à nova realidade como é o caso de Nathália, que antes da liberação estava realizando apenas entregas dos produtos, sem contato direto com seus clientes.

No seu perfil no Instagram a empresária compartilhou uma receita simples para produzir um tapete sanitizante, dada a dificuldade em obter a pronta entrega na cidade. “Resolvemos fazer o nosso próprio tapete. Compramos o suporte em um petshop e tapete de capacho em loja do segmento. Próximo passo foi a montagem conforme o tamanho do suporte, adicione água sanitária e água, sendo três colheres de sopa ou três tampinhas para cada um litro de água. A troca do líquido é feita diversas vezes ao dia”, garante.

Segundo ela, essa medida deixa os clientes mais tranquilos e cientes da preocupação de todos em vencer o coronavírus. “O momento é de adaptação e engajamento. É preciso que cada um faça sua parte, cuide da sua saúde de dos outros”, explica.

Sobre a assinatura e adesão ao Termo de Ciência dos Protocolos Geral e Específicos, documento necessário de garantia da abertura dos estabelecimentos comerciais autorizados pelo Decreto Nº 1.903, de 5 de junho de 2020, a empresária garante ter sido simples obtê-lo pelo site http://retomaeconomia.palmas.to.gov.br. “No dia 6 de junho realizei todo o procedimento pela internet e fixei na porta da loja o Termo de Ciência devidamente assinado”, detalha.

Para o empresário Luciano Rosa, proprietário de uma concessionária em Palmas, a adaptação foi mais natural, pois a empresa já possui um padrão de atendimento e higienização exigidos pelas grandes fábricas de automóveis, a exemplo do espaçamento do showroom, máscaras de proteção individual e atendimento mais individualizado. “Reforçamos a higienização das mãos com álcool em gel, limpeza de cada setor a cada duas horas, distanciamento entre colaboradores e clientes, checagem da temperatura corporal e condições de saúde, além de deixar as portas da loja abertas para a circulação de ar fresco”, explica.

Mais segurança

A costureira Ana Helena Aragão Oliveira precisa constantemente ir a lojas na cidade para aquisição de tecidos e itens de trabalho. Desde o início da pandemia tem se cuidado com uso de máscara e sempre em mãos o álcool em gel. “O álcool é item indispensável na minha bolsa. Sempre que vou a alguma loja observo os cuidados com a limpeza”, relata. Ainda conforme a costureira, os comerciantes precisam estar unidos e seguirem todas as recomendações de higiene. “Isso deixa o cliente confiante”, finaliza.

Quem também vê na adoção de medidas de higiene uma forma de segurança para os clientes, e a arquiteta Luana Pereira, que logo cedo esteve na loja da empresária Nathália. “Além da questão de limpeza do local, outra coisa importante é o atendimento individualizado. Só eu pude entrar. A próxima cliente esperou sua vez, e assim evitamos contágio e aglomeração no interior da loja”, explica.