Encontro Nacional do Meio Ambiente vai discutir soluções de sustentabilidade

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Georgethe Pinheiro | Publicado em 05 de junho de 2023 às 06:53

Mudanças climáticas e transição energética estão entre temas que serão debatidos

Entre os dias 6 e 8 de junho Palmas será transformada na Capital Nacional do Meio Ambiente, quando receberá o II Encontro Nacional do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, e o XXVIII Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27). Os eventos fazem parte da Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada anualmente no início de junho.

Durante o Encontro do Iclei, serão debatidos temas voltados à transição de matrizes energéticas, sustentabilidade, mudanças climáticas, efeito estufa e ações para mitigação desses impactos, dentre outros. O encontro irá receber autoridades locais, nacionais e internacionais ligadas ao meio ambiente, que vão ministrar palestras, mesas redondas, cerimônias de premiações, celebração de pactos pela sustentabilidade, dentre outros.

CB-27

O Encontro Nacional do Fórum dos Secretários e Secretárias de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que acontecerá junto com o Iclei, tratará sobre questões pertinentes à realidade dos estados membros, quando terão a oportunidade do intercâmbio de experiências.

O 2º Encontro Nacional do Iclei Brasil é uma realização do Iclei América do Sul e da Prefeitura de Palmas, correalizado pela Fundação Konrad Adenauer e Fórum CB27. Também conta com a parceria da MRV (Parceira do Iclei em 2023), patrocínios da Enel X, BRK Ambiental e Energisa, e com o apoio institucional do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), iniciativa Making Cities Resilient 2030 (MCR2030),  ACA Brasil e CDP Latin America.

Semana do Meio Ambiente

Toda a programação coincidirá também com a Semana Nacional do Meio Ambiente, realizada pela Fundação do Meio Ambiente (FMA) entre os dias 5 e 13 de junho, e que terá o ponto máximo em 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste evento, a Fundação irá apresentar seus programas e ações, num espaço denominado Praça da Sustentabilidade.

Texto: Georgethe Pinheiro / Secom

Edição: Deni Rocha / Secom