Encontro preparatório para a X Conferência Democrática de Assistência Social reúne comunidade e apresenta propostas

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 30 de agosto de 2019 às 09:49

Reunião foi apresentada na tarde desta quinta-feira, 29, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aureny III

Criação de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) na região e oferta de assistência jurídica para a comunidade foram algumas das demandas do segundo encontro preparatório para a X Conferência Democrática de Assistência Social, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 29, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Aureny III.

O encontro contou com a participação de usuários dos serviços ofertados pelo Cras, técnicos, membros da comissão organizadora da X Conferência, representantes de setores importantes da rede socioassistencial como a saúde e a educação, além da secretária executiva da Sedes, Simone Sandri..

Segundo o coordenador do Cras Aureny III, Orimar Souza Santana Sobrinho, foi um momento de reflexão sobre a Política Nacional de Assistência Social (Pnas), que possibilitou uma ampla reflexão e discussão sobre as condições da política de Assistência social. Segundo o coordenador “a reunião provocou um debate crítico de onde saíram propostas de intervenções para a X Conferência Democrática de Assistência Social, que é o lugar adequado para onde devemos levar essas reivindicações.

“A nossa avaliação é que o resultado desse encontro é bastante positivo, tendo em vista que tivemos a oportunidade de refletir sobre diversos pontos da política de Assistência Social que precisam ser melhorados para melhor atender a comunidade”, relatou Orimar Santana.

Uma das demandas apresentadas foi a criação de mais um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para atender a região do Jardim Aureny IV, devido amplitude da abrangência do Cras Aureny III. A comunidade ainda reivindicou orientação jurídica gratuita e provocou reflexões sobre a concessão de vales-transporte para os idosos, dentre outras propostas que serão levadas para a X Conferência Democrática de Assistência Social, pelo Cras Aureny III

A coordenadora do Centro de Saúde Laurides Milhomem, Simone Portela, elogiou o encontro e disse que “a reunião foi de excelente qualidade, pois fortalece as políticas públicas sociais e os destinatários delas, não apenas os servidores, mas os usuários do SUS e do Cras e especialmente os moradores do Jardim Aureny III”, comentou.

Dona Maria de Nazaré, moradora do Aureny IV, atendida na abrangência do Cras Aureny III disse que “a reunião foi muito boa, pois possibilitou a nossa reivindicação de mais benefícios para nossa região. Aproveitamos para pedir a criação de um Cras para o nosso setor que é o Jardim Aureny IV, para atender os idosos e as demais pessoas que moram lá. No dia da Conferência estaremos lá defendendo nossas ideias e vou tentar levar mais pessoas,  pois a união faz a força”, concluiu.

Edição e postagem: Iara Cruz