Enfermeiros da rede de saúde de Palmas debatem saúde mental

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 28 de maio de 2019 às 10:53

Encontro acontecerá  nos dias 30 e 31 de maio

Como a equipe de enfermagem pode ofertar atenção integral em saúde mental na rede de atenção à saúde? Pensando nesta indagação os profissionais da enfermagem perceberam a necessidade de verificar como vem sendo realizado o atendimento oferecido ao portador de transtorno mental na rede de Saúde em Palmas. Para trabalhar o tema, enfermeiros da rede irão se reunir em um encontro nos dias 30 e 31 de maio, no Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, participando de diversificada programação.

 

De acordo com Meire da Silva Pereira Rodrigues, responsável técnica pela enfermagem do Caps AD III, as atividades que serão realizadas durante estes dois dias terão como abordagem principal a reintrodução do portador de transtorno mental à sociedade. “O encontro será mais uma oportunidade para desmitificar o cotidiano de atuação dos profissionais de enfermagem frente a este público específico, frente aos desafios de enfrentamento das vulnerabilidades sociais, do sofrimento psíquico, do uso e abuso de substâncias psicoativas, da dependência química e fragilização de vínculos, frente a um contexto de desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) e de retrocessos nos direitos já garantidos” observa a profissional.

 

Para a coordenadora da saúde mental em Palmas, Dhieine Caminski, a implementação dos saberes e as práticas dos enfermeiros na área da saúde mental é de suma importância neste processo, principalmente neste momento quando se discute as propostas da Reforma Psiquiátrica. “Precisamos fortalecer a formação dos enfermeiros com capacitações no trabalho, para que esses profissionais possam enfrentar os desafios colocados pelos serviços substitutivos da política de saúde mental”, ressalta.

 

 

Programação

 

Dia 30/05 -  manhã

 

08 horas – acolhimento

 

08h30- Visita guiada às dependências do Caps AD III

 

09  às 12 horas -  Oficinas: atividades em grupos como oferta de cuidado (grupos de reabilitação cognitiva – Racha Cuca, artesanato, bem estar, farmacologia das drogas)

 

Dia 30/05 - tarde

 

14  às 17 horas – Oficinas de geração de renda (oficina de panificação e doces)

 

17 horas - Degustação da produção nas oficinas pelos participantes.


Dia 31/05/2019 - manhã

 

08 às 12 horas - Exame das funções mentais