Enfermeiros das UPAs passam por capacitação em testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 23 de setembro de 2022 às 12:33

Profissionais aprenderam desde o manuseio dos testes ao acolhimentos dos pacientes

Na manhã desta sexta-feira, 23, enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passaram por uma capacitação de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O curso, ministrado pela Coordenação Técnica das Doenças Infecto Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), capacita os profissionais sobre manuseio dos testes rápidos de ISTs como HIV, Sífilis e Hepatites Virais (B e C), aconselhamento pré e pós teste, fluxo de atendimentos (segmento) de casos positivados e ao acolhimento dos pacientes da rede.

De acordo com a coordenadora geral dos Ciclos de Vida e programas estratégicos, Pâmela Eva Teixeira, a capacitação contribui para que os profissionais aprimorem o trabalho em relação aos testes, mas não só isso, que enfatizem no tratamento profissional a todos os usuários que necessitarem do exame.

Para a enfermeira da UPA Norte, Hellen Gomes Milhomem, o curso é uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o assunto, técnicas corretas, bom relacionamento com paciente e segurança.

A capacitação começou em agosto com profissionais da atenção básica da Semus e é certificada pela Fundação Escola Pública de Saúde de Palmas (Fesp).

Texto: Redação Saúde