“Entremeio” permanece na Galeria Municipal de Artes até sexta-feira, 29

Fundação Cultural de Palmas

Autor: FCP | Publicado em 25 de março de 2024 às 15:11

Visitação é gratuita e pode acontecer das 8 às 19 horas na Galeria Municipal de Artes

Resultado de 20 anos de carreira do artista Ronan Gonçalves, “Entremeios” já está aberta para visitação na Galeria Municipal de Artes, com entrada gratuita. A vernissage aconteceu na sexta-feira, 22 e contou com performance, exibição cinematográfica e música ao vivo.

A exposição, que teve curadoria de Tato DiLacio, ficará aberta para visitação até o dia 29 de março, das 8 às 19 horas. As obras de Rogo são resultados do tempo, misturando influências passadas, presentes e futuras. As pinturas e esculturas formam um mosaico de criatividade e expressão, marcando o desenvolvimento do artista ao longo de duas décadas de carreira.

Emocionado, durante o evento, Ronan falou sobre seu processo criativo ao longo dos anos. "Bom, é muito difícil falar no nosso próprio trabalho. Eu acho que todos os artistas que estão aqui sabem. A gente tenta organizar nossas ideias da melhor forma possível. Desde o início da minha carreira, minha maneira de produzir mudou muito, agora é mais consciente, tenho responsabilidade cultural, amadurecimento criativo, enfim. Eu espero que todo mundo curta a exposição. Peço para que me entreguem também as suas percepções, porque é muito importante essa troca. Esse conhecimento coletivo gera o nosso presente”, disse o Artista.

Performance

Durante a vernissage, o público assistiu a performance ‘Vermelha’ de Rogo com a participação da contorcionista Lila Barak, dirigida por Andrea Bangoim. A performance, que foi construída durante o período de pandemia, apresenta os dois artistas dentro de uma coroa de ferro, obra que compõem a exposição.

Durante o evento, as artistas Maria Helena Les e Cecília Andrade fizeram a música ao som de um violoncelo e uma viola caipira. Os visitantes também puderam assistir a exibição cinematográfica da performance ‘Vermelha’, uma performance audiovisual ministrada por Tales Fray e Lux Arte em São Paulo. O vídeo é uma realização da Circulo Filmes, sob os olhares da Diretora Érika Mariano e Fotografia de Ernesto Rheinboldt, que adicionam uma camada de profundidade e significado à experiência.

Sobre o artista

Ronan Gonçalves, o Rogo, artista fluminense, nasceu em 1984 na cidade de Rio das Flores (RJ). Sua família logo se mudou para o estado de Goiás, para a cidade de Jataí, em 1989, mudou-se para Goiânia, onde começou a trilhar no caminho das artes no ano de 2001 na Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no curso de Design com transferência para Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição.