'Entrevista de Emprego' é tema de oficina realizada no Cras 1304 Sul nesta sexta-feira, 30

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 30 de agosto de 2019 às 15:15

Ação faz parte do programa Acessuas Trabalho que tem como objetivo integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social ao mundo do trabalho


Com muita atenção as alunas, Débora Barbosa e Daniele Kandice da Silva, ouviram a palestra sobre ‘Entrevista de Emprego’ no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da 1304 Sul pois, de acordo com elas, o tema é fundamental para o futuro das duas. Débora é mãe de um bebê de 14 meses e está sem trabalhar há dois anos, já Daniele tem se arriscado no mundo das vendas, mas quer se preparar caso tenha oportunidade de se candidatar para uma boa vaga de emprego.

 

A palestra desta sexta-feira, 31, faz parte de um curso oferecido no Cras por meio do Programa Acessuas Trabalho, do Governo Federal, que tem como objetivo integrar pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelos Cras ao mundo do trabalho. “Esta é nossa terceira reunião, já falamos sobre o mundo do trabalho e sobre currículo e hoje abordamos a entrevista, um momento bastante temido pelos candidatos, pois podem sair daqui com uma vaga de emprego assegurada. Estamos aqui para auxiliar estas pessoas a se preparar melhor para esta busca pelo trabalho”, explicou a integrante do Acessuas Trabalho, Kátia Cilene Siqueira.

 

“Eu quero voltar a trabalhar, pois parei aos oito meses de gravidez, hoje eu moro na casa dos meus pais, mas quero ter autonomia financeira, ajudar nos gastos e poder buscar novas oportunidades para minha vida. Aqui eu aprendo mais e ganho incentivo para seguir em frente, essas reuniões nos fortalecem porque emprego não está fácil”, contou Débora Barbosa.

 

Já a sua colega Danielle Kandice da Silva busca se firmar como empreendedora. “Eu participo dos cursos porque sei que todo conhecimento é muito importante, mas já vendo bolo no pote, brigadeiros e roupas novas e usadas. Consigo me manter, ter uma renda, mas penso no futuro, se surgir uma vaga boa, eu quero estar preparada”, diz a jovem de 25 anos.

 

A entrevista de emprego é apontada pelos participantes do encontro no Cras como o momento mais tenso e mais importante na busca por uma vaga no mercado de trabalho. Por isso as técnicas do Acessuas explicam que “é preciso estar atento pois, um simples detalhe, como a roupa inadequada, o uso de maquiagens pesadas ou o excesso de acessórios podem marcar a entrevista de forma negativa e fazer o entrevistados deixar de te contratar”, como destaca Silvana Moura, coordenadora do Programa Acessuas Trabalho em Palmas.

 

Acessuas Trabalho

 

O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades afeitas ao trabalho e emprego.

As ações de Inclusão Produtiva compreendem a qualificação técnico-profissional; a intermediação pública de mão-de-obra; o apoio ao microempreendedor individual e à economia solidária; o acesso a direitos sociais relativas ao trabalho (formalização do trabalho); articulação com comerciantes e empresários locais para mapeamento e fomento de oportunidades, entre outros.

Podem participar do programa moradores de áreas urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14* e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais, em especial:

 

§  Pessoas com deficiência;

§  Jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos;

§  Pessoas inscritas no Cadúnico;

§  Adolescentes e jovens no sistema socioeducativo e egressos;

§  Famílias com presença de trabalho infantil;

§  Famílias com pessoas em situação de privação de liberdade;

§  Famílias com crianças em situação de acolhimento provisório;

§  População em Situação de Rua;

§  Adolescentes e jovens no serviço de acolhimento e egressos;

§  Indivíduos e famílias moradoras em territórios de risco em decorrência do tráfico de drogas;

§  Indivíduos egressos do sistema penal;

§  Beneficiários do Programa Bolsa Família;

§  Pessoas retiradas do trabalho escravo;

§  Mulheres vítimas de violência;

§  Jovens negros em territórios do Plano Juventude Viva;

§  Adolescentes vítimas de exploração sexual;

§  Povos e comunidades tradicionais;

§  Público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBTT;

§  Entre outros, para atender especificidades territoriais e regionais;

 



(Com informações do Portal do Ministério da Cidadania - http://mds.gov.br/)