Ephim Shluger ministra palestra em Aula Magna de nova faculdade de Arquitetura da Capital

Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas

Autor: Redação Secom | Publicado em 01 de abril de 2016 às 08:51

Sob o tema "A mãe das artes é a arquitetura", o arquiteto e urbanista e secretário extraordinário de Implementação de Projetos Especiais, Ephim Shluger, ministrou palestra em aula magna de uma nova faculdade de Arquitetura e Urbanismo instalada na Capital, na tarde dessa quinta- feira, 31.

Em sua fala, o secretário destacou que o grande desafio para os acadêmicos é projetar modelos de cidades inteligentes. "Vocês devem ser apaixonados, poetas e filósofos, pois precisam pensar racionalmente em projetos inteligentes que atendam a coletividade como o desafio do transporte coletivo", refletiu Shluger enaltecendo a importância da implantação do BRT em Palmas.

O secretário enfatizou ainda que: "A arquitetura não é feita para satisfação momentânea, ela fica. Por isso, a produção de vocês tem que ser a mais íntegra e honesta possível, pois a reputação profissional de vocês depende do trabalho executado", aconselhou.

"Para nós que estamos começando a faculdade é muito importante contarmos com a experiência de grandes profissionais como o arquiteto Ephim Shluger", destacou o acadêmico Matheus Cardoso de Mendonça.

De acordo com a coordenadora do curso, Vanessa Cassol, o currículo do secretário foi fundamental na escolha do convidado. "Pelo que venho acompanhando de sua atuação junto à gestão municipal, o senhor Ephim, além de ter um currículo de peso, possui ideias e atitudes que casam com nosso projeto pedagógico", enfatizou.

Ao final da palestra o secretário foi homenageado com uma ilustração feita pelo professor e ilustrador Adriano Alves e colaboração da professora e artista plástica Luara Aquino.

Shluger finalizou ressaltando que, apesar dos novos acadêmicos não possuírem muita experiência, é importante destacar que o mercado é abrangente e que a Arquitetura e Urbanismo oferece um leque de oportunidades como Interiores, Arquitetura Hospitalar e outras.

Livro

Na oportunidade, o secretário convidou aos presentes para conhecerem seu livro "Cidades em Transformação", em um bate papo na próxima terça-feira, 05, na livraria Leitura no Capim Dourado Shopping. Em suma, o livro aborda a experiência de seis cidades portuárias (Rio de Janeiro, Havana, Londres, Nova York, Cidade do Cabo e Buenos Aires) que passaram por um processo de renovação em seus centros históricos e áreas portuárias.