Equipe do ‘Vó Vôlei’ é recepcionada com café da manhã após participação em Campeonato Nacional

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Lorena Karlla | Publicado em 07 de fevereiro de 2023 às 10:12

Atletas palmenses da terceira idade participaram da ‘Superliga Melhor Idade’ em São Paulo e no evento desta terça, 07, enfatizaram a importância do projeto na qualidade de vida

As equipes femininas das categorias 58+ e 68+ do projeto Vó Vôlei apresentaram nesta terça-feira, 7, durante café da manhã, organizado pela Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) da Prefeitura de Palmas, o resultado da experiência de representar o Estado do Tocantins na etapa final nacional do ‘Voleibol Adaptado Superliga Melhor Idade’. A competição aconteceu na cidade de Amparo - SP, entre os dias 25 e 29 de janeiro, e reuniu atletas da terceira idade de todo o Brasil. 

“Quando estávamos lá não pensei em nenhum momento que tinha quase 70, pensei que tinha 14. Foi uma experiência maravilhosa, pela qual agradecemos o empenho da equipe do Parque da Pessoa Idosa e da Fundesportes por nos proporcionar”, contou motivada Luzia Barbosa da Fonseca, de 69 anos, durante sua fala no café da manhã no Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier, que teve a participação dos gestores da Sedes, Adriana Aguiar, e da Fundesportes, Raimundo Júnior, e da equipe de ambas as pastas.  

O projeto Vó Vôlei faz parte das ações de inclusão social e valorização esportiva, realizadas pela Fundesportes em parceria com a Sedes. 

Durante o café da manhã, a titular da Sedes, Adriana Aguiar, ressaltou que o projeto Vó Vôlei integra a proposta da gestão municipal em promover ações articuladas entre as pastas municipais no sentido de otimizar a utilização dos equipamentos públicos. “E notamos o retorno na energia de vocês participantes deste projeto e das ações do Parque da Pessoa Idosa, que mostram na qualidade de vida e alegria de vocês, o resultado da política pública voltada à terceira idade na Prefeitura de Palmas”, enfatizou durante o evento. 

Conforme o presidente da Fundesportes, Raimundo Júnior, o apoio ao Vó Vôlei será ampliado. “Nossa previsão é fomentar esse projeto ofertando mais professores, estrutura e materiais. Essa é uma determinação da prefeita Cinthia, de trabalhar a transversalidade das pastas para otimizar o serviço público”, disse, acrescentando que está encantando com o trabalho desenvolvido: “acompanhei cada detalhe da participação de vocês no evento, sabendo da felicidade, da alegria que era essa experiência”. 

Para a atleta Neli Wieczorek, de 75 anos, as atividades do Vó Vôlei e a participação na competição nacional tiveram retorno na sua saúde. “Aqui no parque tem psicóloga para nos atender, mas, ela quase nem vê a gente, porque não há mais tristeza entre nós. E nesta competição isso foi ainda mais vívido, sentimos o orgulho de nossa família. Meus netinhos dizendo ‘que lindo vovó, sinto orgulho de você, foi emocionante", contou.  

 

Vó Vôlei

O Projeto Vó Vôlei iniciou suas atividades em 2019, como mais uma opção de exercício físico para os idosos e idosas frequentadores do Parque Municipal da Pessoa Idosa de Palmas - Francisco Xavier. 

O sucesso da atividade impulsionou os treinos há cerca de 6 meses, após ultrapassado o período mais grave da pandemia. Foi então que veio o convite para participar da competição nacional. “Não vencemos na quadra, nos resultados, mas ganhamos uma 'bagagem' cheia de conhecimento prático e experiência, para podermos desenvolver, evoluir e difundir a modalidade na nossa capital e por todo o estado”, contou o professor de Educação Física, Alan Dutra, que lidera as atividades do projeto. 

“E Vó Vôlei, um projeto público do Município de Palmas, tem o orgulho de ser o formador das primeiras equipes de Voleibol Adaptado a representar o Estado do Tocantins na competição nacional mais importante da modalidade. Este título é e será para sempre do projeto”, destaca Dutra.