Equipes da Sedes prestigiam Sessão Solene na Câmara e realizam mobilização de não violência às mulheres em feiras da Capital

Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Igualdade Racial

Autor: Redação Sedes | Publicado em 14 de março de 2019 às 17:43

Panfletagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher acontecerá na Feira Coberta da Arse 112, nesta quinta-feira, 14, e amanhã, dia 15, na Feira da 304 Sul

Ações alusivas ao dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, continuam em pauta na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), que levou integrantes de diversos equipamentos à Câmara Municipal de Palmas, na manhã desta quinta-feira, 14. Integrantes da Superintendência dos Direitos Humanos, Diretoria da Mulher, Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais servidores da Sedes, lotaram o plenário da Câmara, que realizou sessão especial e solene, em homenagem à mulher.

A cerimônia, que teve início com um café da manhã e apresentação da cantora Kézia Carvalho, prestou homenagem às diversas mulheres, pelos trabalhos prestados à população de Palmas. Dentre as homenageadas, tiveram destaque a prefeita Cinthia Ribeiro, a secretária Valquíria Rezende e a coordenadora do Parque da Pessoa Idosa, Silvanete Mota de Oliveira.

A coordenadora do Parque da Pessoa Idosa também recebeu, das mãos do vereador Etinho Nordeste, a Comenda Maria Rosa Castro Sales, entregue a personalidades femininas indicadas pelos parlamentares municipais. Para Silvanete Mota, que escolheu como profissão a geriatria, receber uma homenagem por trabalhar com os idosos é mais que um presente, “é uma honra e motivo de muito orgulho”. A coordenadora do Parque disse que “o grande desafio futuro será trazer para Palmas, o título de referência nacional ao Parque da Pessoa Idosa”, ressaltou.

Para a Secretária Valquíria ter à frente dos equipamentos da Secretaria do Desenvolvimento Social, pessoas com o potencial de dar visibilidade às ações da Prefeitura de Palmas, por meio da secretaria é muito gratificante e, quando esse trabalho é reconhecido pelos parlamentares, tem um brilho especial. “A homenagem prestada à coordenadora do Parque da Pessoa Idosa é justa e merecida, uma vez que ela se doa com muito carinho ao que faz, assim como todos os outros coordenadores e demais servidores da nossa secretaria. Isso nos edifica e quem ganha com essa qualidade é a sociedade, que é o beneficiário final de todas as nossas ações”, pontuou.

Valquíria Rezende, que também é presidente da Sociedade Amigos da Marinha, destacou o trabalho feito pela diretora da escola Almirante Tamandaré, Idelma Bastos, igualmente homenageada na Casa de Leis. “Ver a diretora da escola recebendo o reconhecimento e a justa homenagem dos vereadores, significa que o trabalho feito por nós, em prol de 1.200 famílias, tem dado grande resultado e excelentes frutos. Entendemos que nossa ação conjunta - de toda a prefeitura - faz com que a vida dessas pessoas seja melhor. Estamos colhendo resultados”, finalizou a presidente.

Ao fazer uso da palavra, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro disse que se identifica nas lutas e nas conquistas de cada uma das mulheres homenageadas e ressaltou a importância da união de forças das mulheres em prol da implantação de políticas públicas que atendam, de fato, as necessidades do gênero. “Faço um apelo para que as políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres sejam colocadas em prática, da mesma forma que é pregado no discurso”. Cinthia Ribeiro lembrou que atualmente 72% do seu secretariado é formado por mulheres. “São postos estratégicos antes ocupados exclusivamente por homens”, lembrou.

A programação alusiva ao dia internacional da mulher segue com panfletagem na Feira Coberta da Arse 112, nesta quinta-feira, 14, e amanhã, dia 15, na Feira da 304 Sul. Na última quarta-feira, 13, as ações ocorreram na feira do setor Santa Bárbara.