Equipes do Balada Segura voltam às ruas no combate à alcoolemia no trânsito

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Sesmu | Publicado em 11 de fevereiro de 2020 às 10:09

Na retomada das ações de fiscalização dois condutores foram conduzidos a delegacia de Polícia por dirigir sob efeito de substância alcoólicas

Visando a promoção da paz e segurança nas vias de Palmas, os agentes de trânsito e transportes da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), juntamente com as demais forças de segurança, voltaram às ruas com a Operação Balada Segura,  implementando ações que buscam retirar das vias condutores que insistem em dirigir sob o efeito de álcool.

 

Durante o último final de semana as atividades resultaram em mais de 150 abordagens, e duas pessoas conduzidas à Delegacia de Polícia por apresentarem índice de alcoolemia no sangue acima do que é considerado adequado em Lei, após terem feito o teste no etilômetro. E cerca de 20 remoções e inúmeros autos de infração aplicados de acordo com as normativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

 

Segundo a  gerente de Fiscalização de Trânsito da  (Sesmu), Júnia Ferreira, as operações não acontecem para atrapalhar a programação dos cidadãos. “A ação do final de semana foi tranquila, apesar das prisões por crime de trânsito, mas é importante reforçar que objetivo do Balada Segura não é atrapalhar a programação dos palmenses. Nós apenas queremos as pessoas saiam das suas casas e retornem com a segurança necessária após a balada’’, ressaltou. 

 

A gerente destaca ainda que as blitzen costumam ocorrer em locais com grande concentração de pessoas, como bares e casas de show, onde há maior quantitativo de registros de consumo de álcool que, se associado à direção de veículos automotores,  contribuem para a incidência  de novos transtornos e acidentes no trânsito.

 

Durante a ação com foco no combate à alcoolemia, 26 testes com etilômetro foram aplicados. Destes, 20 apresentaram resultado negativo, três recusados, um deu positivo para infração de trânsito (até 0,33 mg/litro de ar expelido) e dois positivos para crime de trânsito (acima de 0,33  mg/litro de ar expelido).

 

Rigidez

 

A Lei Nº 11.705/2008, mais conhecida por Lei Seca, impõe tolerância zero à mistura de álcool mais direção, admitindo apenas uma pequena margem de erro para os equipamentos de aferição, como os etilômetros.

 

Nos casos em que os condutores se recusem a fazer o teste e também  na constatação do crime de alcoolemia, o valor da multa é de R$ 2.934,10. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é recolhida para abertura de processo administrativo de suspensão ou cassação além da remoção do veículo.

 

A Sesmu alerta que os trabalhos estão sendo intensificados mas se faz necessário a consciência de cada cidadão todos os dias,e principalmente, neste período de festas que se aproxima . O condutor utiliza o veículo estando alcoolizado não coloca em risco apenas a sua vida, mas também a de inúmeros inocentes.