Escola de Saúde Pública de Palmas inicia formação de trabalhadores do SUS em ‘Protocolo de pré-natal’

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 24 de maio de 2023 às 08:49

Aulas acontecem na sede da Fundação das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas

Teve início na manhã desta quarta-feira, 24, o curso de qualificação do ‘Protocolo de Pré-Natal’ para trabalhadores da Rede de Saúde da Capital previsto para acontecer até 2024. O curso é uma demanda e idealização da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e está sendo ministrado por tutoras do Programa de Educação Permanente, Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Palmas (PEP-APVS), com certificação da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). As aulas acontecem na sede da Fundação, pela manhã, das 8 às 12 horas, e à tarde, das 14 às 18 horas.

Destinada a médicos, enfermeiros e odontólogos da Rede Municipal de Saúde, a qualificação conta com quatro módulos, cada um com temas distintos. Na manhã de hoje, o tema abordado foi a sífilis. “A sífilis é curável, tem tratamento, não é uma doença com grande dificuldade de tratamento, desde que iniciado o tratamento o quanto antes. O ideal é tratar a gestante e o parceiro", pontuou a tutora Lordânia Moura, que adotou o uso de metodologias ativas como gamificação e oficinas para discussão de estudos de casos durante a aula.

“O objetivo desse protocolo é sistematizar as principais evidências, recomendações e atualizações para o cuidado em saúde durante a gestação, parto e puerpério, detalhando os fluxos da Rede de Atenção à Saúde do Município, buscando orientar e alinhar as condutas dos profissionais pré-natalistas, visando a organização e qualificação de atenção à saúde da gestante e da criança de maneira responsável e sustentável, cumprindo com os direitos preconizados à mulher, de forma a garantir o direito ao nascimento seguro, e ao crescimento e desenvolvimento saudável. Por isso, é fundamental a padronização de informações técnicas e o seguimento das diretrizes e orientações apontadas neste documento, norteando o leque de ações a serem desenvolvidas pelas equipes”, destacou a responsável pela Saúde da Mulher da Semus, Yusely Sanchez.

À tarde, das 14 às 18 horas, o tema a ser desenvolvido para a Turma 2, pelas tutoras Isnaya Brandão e Tiemi Kojo, será toxoplasmose e arboviroses.

Curso

O curso visa qualificar todos os profissionais médicos, enfermeiros e odontólogos do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam na Atenção Primária do Município. Para melhor dinâmica, durante as aulas serão apresentados casos clínicos e simulação da prática, quiz, sala invertida, construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), exposição dialogada, mapa mental/conceitual. A capacitação foi dividida nos seguintes módulos:

Módulo 1: Indicadores, vigilância e agravos de saúde

Tema 1: Sífilis
Tema 2: Toxo e arboviroses
Tema 3: Previne Brasil
Tema 4: Imunização e sistemas
Tema 5: Óbito e evitáveis

Módulo 2: Qualificação da assistência ao pré-natal

Tema 1: Consulta 1º, 2º e 3º trimestres e exames específicos/adicionais
Tema 2: Classificação de risco - pré-natal termo (baixo risco) e alto risco
Tema 3: Principais achados no exame físico para cada trimestre