Escola Degraus do Saber recebe Marinha do Brasil para Momento Cívico

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 18 de março de 2019 às 15:18

Cerca de 170 alunos participaram do evento

A primeira atividade desta segunda-feira, 18, para os alunos que estudam da Escola Municipal Degraus do Saber, localizada na quadra Arse 101, foi participar de um Momento Cívico intitulado Pátria Amada Brasil comandado pela Marinha do Brasil, representada no Tocantins pela Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.

Logo às 8 horas, cerca de 170 alunos das 346 crianças matriculadas no período matutino da unidade educacional estavam prontamente perfilados na praça central da quadra, que recebe o nome de Almirante Tamandaré, uma homenagem ao patrono da Marinha, para participar do Ato Cívico. Antes do hasteamento da Bandeira, os alunos receberam informações sobre como se portar diante do nosso maior símbolo nacional, durante a execução do Hino Nacional Brasileiro, bem como em quais ocasiões e quando é realizado o hasteamento e o arreamento da Bandeira Nacional.

O pequeno Pietro Rocha, 6 anos, aluno do 2º ano do ensino fundamental, disse que gostou de participar do Momento Cívico porque ele pôde ver de perto vários oficiais da Marinha, os objetos que eles usam pra trabalhar, como o barco, e de aprender mais sobre ter respeito com os símbolos nacionais e com os coleguinhas.

Representando a prefeita Cinthia Ribeiro, a secretária do Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende explicou para todos os presentes sobre como o Almirante Tamandaré se tornou um grande herói nacional e sobre como podemos seguir seu exemplo. “Vocês são crianças ainda muito pequenas, que crescerão e poderão se tornar um herói como foi Tamandaré que enfrentou grandes batalhas para proteger o nosso País e nos ensina a ser como ele, a cuidar da nossa cidade para que ela seja cada dia um lutar melhor para morar, viver e principalmente crescer”.

A titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Juscéia Garbelini, afirmou que conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), a educação é dever da família e do Estado. “Ações como essa que estamos realizando aqui hoje, o Momento Cívico Pátria Amada Brasil, são muito importantes porque a Marinha e a Semed representam o Estado e essa aproximação com a comunidade escolar é um exemplo de que nós estamos cumprindo com o que a própria lei dispõe”, afirmou.

A diretora da unidade escolar, Welma Milhomem, conta que o Momento Cívico já faz parte da rotina da escola e é muito aguardado pelos alunos, mas que a atividade que foi realizada com a Marinha serviu para reforçar os ensinamentos que já são repassados pela instituição.

“Toda segunda-feira nós realizamos o Ato Cívico e uma vez por mês é realizado o Momento Cívico Cultural preparado pela equipe pedagógica, mas, atos cívicos como esse junto à Marinha, são muito importantes porque contribuem significadamente para que nossos alunos se tornem cidadãos patriotas e de bom caráter, ainda mais nos atuais tempos onde o respeito, não só à Pátria, mas principalmente ao próximo, estão tão relegados na sociedade”.

Segundo o Capitão dos Portos do Araguaia-Tocantins, Capitão de Fragata Claudio Alberto Teixeira Ramos, o projeto Pátria Amada Brasil que vem sendo realizando desde setembro de 2018, pretende alcançar todas as escolas da rede municipal e tem o propósito de desenvolver nos alunos o espírito cívico e a valorização dos símbolos nacionais.

“Esse projeto é fundamental para que desenvolva nos alunos o espírito cívico que é tão importante para formar o cidadão que no futuro vai agir com correção de atitudes, além disso, a Marinha do Brasil acredita que eles podem atuar como transmissores desses valores para a sociedade em geral. É um orgulho para nós estarmos presente nesse Ato Cívico, nessa praça que tem o nome do nosso patrono Almirante Tamandaré”, afirmou.

Edição e postagem: Lorena Karlla