Escola Henrique Talone recebe projeto DPE nas Escolas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 14 de agosto de 2019 às 16:14

A palestra abordou o papel dos pais, dos filhos e da escola no desenvolvimento da criança e do adolescente sob a ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Henrique Talone, em Palmas, participaram de uma atividade esclarecedora quanto ao exercício da cidadania na manhã desta quarta-feira, 14.  A equipe multidisciplinar da Defensoria Pública do Estado do Tocantins ministrou mais palestra do projeto DPE nas Escolas, que contempla unidades escolares das redes de ensino estadual e municipal, levando informações e fomentando o debate acerca de temas relevantes para este público.

A equipe integrada pelo analista jurídico Breno Filardi, pela pedagoga Girlane Cabral e pela assistente social, Jórcia Castro, abordou o papel dos pais, dos filhos e da escola no desenvolvimento da criança e do adolescente sob a ótica do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Após a apresentação dos principais tópicos do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos motivos que justificaram a lei que protege esta faixa etária, os palestrantes enfatizaram que para cada direito exercido pelo cidadão há um dever correspondente.  “Se você tem direito a uma nacionalidade, tem o dever de cumprir as leis do País; se tem direito à educação, tem o dever de estudar e colaborar com a manutenção da ordem na escola”, explicou a assistente social.

Clésia Vieira, orientadora educacional da escola, considera a iniciativa de grande importância nos dias atuais, quando parte dos alunos apresentam comportamentos não condizentes com o ambiente escolar. “Nosso dever como educadores é prestar uma educação de qualidade, mas é importante que os alunos exercitem os seus deveres, sobretudo de respeito um com o outro, com os professores e com a escola”, salientou.

O projeto DPE nas Escolas já abordou temas como combate ao abuso e exploração sexual de adolescentes e crianças; enfrentamento ao suicídio; convivência em ambiente familiar e escolar, redes sociais e saúde mental; drogadição e enfrentamento às drogas, entre outros.

Edição e postagem: Lorena Karlla