Escola Municipal Carlos Drummond recebe palestra com cuidados relacionados as arboviroses

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 31 de março de 2023 às 09:48

Ações realizadas pelo UVCZ visam conscientizar alunos para controle das doenças

A Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade foi cenário de uma programação especial na manhã desta sexta-feira, 31, os pequenos alunos do ensino fundamental puderam assistir uma palestra promovida pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) para falar sobre a importância dos cuidados com arboviroses e leishmaniose. As atividades também ocorrerão no período da tarde a partir das 14h30. 

A aluna do terceiro ano do ensino fundamental Jhennyfer Stella, contou com entusiasmo como foi importante para ela receber as orientações dos profissionais para o combate ao mosquito da dengue. “Eu vou falar para meus pais tudo que eu aprendi aqui hoje”, enfatizou a estudante. 

Na palestra houve um momento para os alunos tirarem suas dúvidas em relação às arboviroses com os profissionais da saúde. A palestrante e bióloga da UVCZ, Ana Cristina, conta que os alunos são como multiplicadores para suas famílias. “A educação em saúde é ferramenta fundamental para o controle da proliferação das arboviroses”. 

As arboviroses são doenças virais transmitidas por insetos, como o mosquito Aedes aegypti, que é vetor da dengue, zika e chikungunya. Já a leishmaniose é transmitida por animais, como o cão, que pode ser um reservatório da doença e transmiti-la aos humanos através da picada do mosquito-palha.