Escola Municipal Thiago Barbosa promove 2º Passeio Ciclístico contra as Drogas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 17 de outubro de 2018 às 09:02

Largada será às 7h30 em frente a unidade escolar neste sábado, 20

A Escola Municipal Thiago Barbosa, localizada no Jardim Aureny II, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Tocantins, promovem neste sábado, 20, o 2º Passeio Ciclístico contra as Drogas. A concentração e entrega de um quilo de alimento não perecível, colaboração opcional para participação no evento, será na própria escola a partir das 7h30. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/PCiclistico.

O objetivo do passeio é conscientizar a comunidade escolar, especialmente os alunos, sobre os riscos do uso abusivo de álcool e outras drogas, além da importância das ações voltadas à saúde, ao lazer e à inserção da família na vida escolar. A proposta considera a forte representatividade que a escola possui no Jardim Aureny II e setores vizinhos, qualificando-a para programar e executar eventos de esporte, lazer e integração entre a comunidade.

A largada acontecerá às 8h, seguindo pela Avenida Tocantins até o posto do Detran, retornando pela Marginal Oeste passando pelo viaduto até a feira coberta do Jardim Aureny I, voltando pelo Supermercado Big com chegada até a escola novamente às 10h30, onde será servido café da manhã com sorteios de brindes.

Segurança

Os cuidados não foram esquecidos pela organização. Haverá carro de apoio com orientação, segurança e parada para hidratação. Um grupo de ciclistas e parceiros do 6º Batalhão da Polícia Militar atuará como batedores, colaborando no alinhamento e organização do grupo. Serviços médicos de urgência estarão disponíveis em caso de necessidade. Os participantes receberão orientações básicas sobre o uso correto da bicicleta, equipamentos de segurança, postura ao pedalar e preparação do corpo para as atividades, como alongamento e boa alimentação.

O diretor da escola, Weudes Pereira da Rocha, ressalta que a inserção dessas atividades no cotidiano da escola contribui de forma positiva não apenas na vida escolar dos alunos, mas em todos os demais setores envolvidos nas etapas do processo de aprendizagem. “A motivação e o despertar do interesse pelo esporte e integração são sementes a serem plantadas para colher os frutos de uma sólida vida familiar. É no seio da família que a criança aprende valores essenciais para o crescimento moral e ético”, considera.

O 2º Passeio Ciclístico contra as Drogas é uma iniciativa da Escola Thiago Barbosa em parceria com 6º BPM da Polícia Militar do Tocantins e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Também são parceiros a Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Guarda Metropolitana de Palmas, Fundação Municipal de Esporte e Lazer, ONG Sonho de Criança, Cmei Cantinho da Alegria, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esportes e Pró-Tocantins.