Escolas da Rede Municipal de Palmas aplicam simulados preparatórios para a Prova Brasil 2019

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 24 de abril de 2019 às 18:15

Os simulados foram aplicados em 311 turmas das unidades educacionais do município, com 22 questões de múltipla escolha


Nesta quarta-feira, 24, cerca de 9.300 alunos da Rede Municipal de Palmas, de turmas do segundo, quinto e nono ano do ensino fundamental fizeram um simulado preparatório para a Prova Brasil, que está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano.

 


Os simulados foram aplicados em 311 turmas das unidades educacionais do município, com 22 questões de múltipla escolha, relacionadas às disciplinas de língua portuguesa e matemática, conforme os descritores previstos na Prova Brasil.

 


De acordo com a secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Berenice Aires, a avaliação tem como objetivo, identificar o nivelamento dos alunos da rede  que irão participar da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, nortear os educadores sobre as estratégias que devem ser traçadas em sala de aula, no decorrer do ano, contribuindo com o aprendizado e garantindo o bom desempenho desses estudantes durante a prova. 

 


Na Escola de Tempo Integral Daniel Batista, localizada na Arne 64, além do simulado que foi aplicado nesta manhã, os alunos passam por constantes avaliações, como explica a professora de língua portuguesa, Aridna Neres. “Nós trabalhamos vários descritores com os nossos alunos, como a leitura, interpretação de texto, escrita, e são através deles que avaliamos as habilidades e competências de cada um. A avaliação de hoje só reforça o trabalho que fazemos com eles, durante às aulas e tudo isso é planejado para obtermos bons resultados na prova do Saeb”, disse.

 


Neres reforçou ainda o trabalho que é feito para conscientizar os alunos da importância do aprendizado para a vida pessoal e profissional. “Nosso papel enquanto educadores e escola é despertar nos alunos o interesse pelos estudos, conscientizando-os que todo o esforço deles, além de contribuir com a nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), vai também prepará-los para desafios ainda maiores, nos caminhos que eles desejam trilhar. O bom aluno de hoje, será o excelente profissional de amanhã”, finalizou.

 


A supervisora educacional Ana Célia Alves contou que o envolvimento e apoio da família é fundamental para os alunos, “pois eles se sentem mais confiantes através do estímulo que recebem em casa e na escola, e por isso, existe por parte da escola, todo um trabalho de diálogo com os pais e responsáveis durante o processo de preparação dos alunos”, relatou.

 


A aluna Maíssa Emanuelle de Souza, que estuda na ETI Daniel Batista desde as séries iniciais, e hoje está no nono ano, disse que não teve dificuldades em finalizar o simulado, e que seu sonho é deixar um legado para escola, onde os professores, familiares e amigos sintam orgulho. “O nosso sucesso e fracasso só depende de nós, e eu escolhi trilhar o caminho do sucesso. Busco incentivar meus amigos de sala a pensar assim também, principalmente nesta fase que a nossa determinação elevará os índices do Ideb da nossa escola.

 


Sobre a Prova Brasil

 


De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a prova tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. Os estudantes respondem questões de Língua Portuguesa, com foco em leitura e Matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

 


Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e informações sobre condições de trabalho. As médias de desempenho nas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em conjunto com as taxas de aprovação nessas esferas.