Escolas da Rede Municipal de Palmas organizam gincanas e simulados preparatórios para o Saeb 2019

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 30 de agosto de 2019 às 17:22

Cerca de 10 mil alunos, das turmas do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental, estão se preparando para a prova


Os alunos da Rede Municipal de Palmas começaram o segundo semestre em ritmo acelerado. As unidades escolares iniciaram uma maratona de estudos, gincanas e simulados preparatórios para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019. Cerca de 10 mil alunos, das turmas do 2°, 5° e 9° ano do ensino fundamental, estão se preparando para a prova, que está prevista para acontecer entre o final de outubro e início de novembro.



O diretor de Avaliação Estatística e Formação, da Secretaria Municipal da Educação, Cirlley Bandeira, conta que são quatro avaliações oficiais no ano, contendo cada uma 44 itens das áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza para os alunos do 9º ano. Ele explica que as avaliações são um importante instrumento para a obtenção de indicadores, que nortearam o trabalho pedagógico das escolas na busca da melhoria da aprendizagem. “Além das quatro avaliações oficiais, são realizados simulados por amostragem, em que são selecionadas algumas das escolas, observando-se critérios técnicos. Nas últimas avaliações aplicadas, notamos um crescimento significativo, especialmente na área de Língua Portuguesa, e os alunos vêm mantendo o resultado em Matemática. A Semed vem acompanhando e dando o suporte necessário a todas as escolas para o desenvolvimento de ações que visam garantir os melhores resultados no Ideb”, declarou.


Na Escola de Tempo Integral Santa Bárbara, localizada em Taquaralto, estão sendo aplicados simulados semanalmente, com os alunos do 2º e 5º ano. O professor do 5º ano, Walber Moura, tem feito gincanas diárias com a sua turma, envolvendo tabuada e soletrando. “Eu divido a turma em grupos e promovo a atividade do dia. A última que eu fiz foi de matemática, onde separei algumas questões e sorteei para os quatro grupos. O objetivo era encontrar a resposta, mostrar como chegou ao resultado e encontrar alguma questão no livro didático que fosse correspondente àquele mesmo conteúdo.”



“Ontem fizemos uma atividade proposta pela Semed, fizemos um simulado online. Só o fato de ser online, pra eles já foi algo gigantesco, ficaram muito entusiasmados, até mesmo as crianças com mais dificuldade na leitura foram para frente da TV tentar identificar os textos”, conta o professor.

O aluno Marcos Rodrigues, de 11 anos, conta que sua matéria favorita é matemática, e que com o apoio da família, ele estuda e revisa muito em casa. “Eu basicamente cresci nessa escola, desde o primeiro ano eu estou aqui. Quero que as próximas crianças tenham a chance de estudar em uma escola boa, que possam se orgulhar”.



A diretora da unidade, Adriana Pereira do Nascimento, explica a importância do acompanhamento da família no desenvolvimento das crianças, “que quando feito em conjunto com a escola, os resultados são sempre positivos. Em contrapartida, muitas famílias não se interessam por esse acompanhamento, o que acaba fazendo com que o rendimento do aluno caia. No primeiro semestre já fizemos uma reunião com os pais, cobrando o acompanhamento, no segundo semestre fizemos de novo e percebemos o grande interesse da maioria das famílias, isso nos motiva”, disse a diretora.


Adriana também explicou que a escola incentiva os alunos, oferecendo recompensas para aqueles que atingirem uma boa média de um modo geral e ainda fala sobre a meta para a nota do Ideb. “Levamos para um passeio fora da escola aqueles que conseguiram as melhores notas, como incentivo aos estudos. Nas gincanas, sorteamos prêmios em materiais escolares para o grupo vencedor, e a melhor turma terá uma tarde diferente no final de todo esse processo, além de uma recompensa para o professor, pois vemos que é um trabalho árduo para todos. Em 2017, nossa nota foi 5.9, a nota projetada para nossa escola é 6.2 e a nossa meta pessoal da nossa equipe é de 6.5 e estamos trabalhando para alcançar.”



Na Escola de Tempo Integral Anísio Teixeira estão participando um total de 330 alunos, sendo 75 do 2° ano, 175 do 5° e 80 do 9°. O diretor Zandonaide Sales, têm diagnosticado que as ações que estão sendo aplicadas na unidade vêm contribuindo muito no aprendizado dos alunos. “Estamos desenvolvendo várias ações que visam o desempenho do aluno na avaliação do IDEB, bem como, reunião com os pais e ou responsáveis pelos alunos, reuniões semanais com equipe pedagógica e alunos, formação com os professores, atividades diversificadas, como aulas de reforço, experiências práticas, gincanas, aulas regentes e aplicação frequentes de simulados”. 

 

Saeb 2019



Realizado a cada dois anos, desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019 conta com algumas novidades. A partir deste ano, serão aplicados também testes de Ciências da Natureza e Ciência Humanas para uma amostra de estudantes do 9º ano. Além disso, o Saeb também passará a avaliar a alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, com testes e questionários de Língua Portuguesa e Matemática. Será avaliada a capacidade de ler e escrever das crianças por meio de um ditado, e a aplicação de questionários eletrônicos para professores de creches e pré-escolas.



A aplicação nas escolas será entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2019. Os resultados serão divulgados até dezembro de 2020 e vão compor o Ideb.

 




Texto: Gabriela Rossi (estagiária)/ Edição e postagem: Lorena Karlla