Escolas da rede municipal participam de projeto de educação financeira

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 05 de junho de 2023 às 08:58

Formação gratuita já alcançou o marco de um milhão de estudantes beneficiados em 312 municípios brasileiros

As 49 unidades escolares da rede municipal que ofertam o ensindo fundamental contam com uma importante inovação no currículo. Durante esta semana, o material didático do projeto 'Jogos de Educação Financeira' foi distribuído e já atende aos alunos com material pedagógico lúdico e criativo para o ensino da educação financeira a quase 30 mil alunos.

Realizado pelo Instituto Brasil Solidário, o projeto promove formação gratuita nesta modalidade de educação e já alcançou o marco de um milhão de estudantes beneficiados em 312 municípios brasileiros.

Trata-se de um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visam exercitar as habilidades de poupar, empreender e investir com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio.

A  proposta é inovadora, pois busca despertar o interesse pela educação financeira nas escolas por meio de um método leve, divertido e interativo. Os jogos 'Piquenique' e 'Bons Negócios', já entregues às escolas, foram os referenciais da formação EaD dos educadores em educação financeira, em um treinamento prático sobre o uso dos jogos, incluindo uma plataforma exclusiva para as atividades.

Todo o material do projeto reúne cerca de 320 habilidades alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com modelos de sequências didáticas que visam auxiliar na elaboração dos planos de aula e a inclusão das atividades de forma transversal e interdisciplinar.

Segundo Luis Salvatore, diretor-presidente do Instituto Brasil Solidário, a ação proporciona não somente a melhoria dos índices do ensino público no Brasil, como a transformação das vidas dos alunos participantes e de seus familiares, além dos professores e orientadores do projeto. “Falar de educação financeira é falar de um tema transversal que precisa ser reforçado dentro das escolas. Esse conhecimento tem mudado o comportamento dos alunos e as realidades de suas famílias”, afirmou.

Mercadinho da Alegria

Uma das escolas onde o projeto está mais adiantado é a ETI Fidêncio Bogo, localizada no setor rural do Taquaruçu Grande, onde os alunos do 3º ano do ensino fundamental aprendem sobre educação financeira nas aulas de Matemática e Empreendedorismo de uma maneira muito divertida.

Sob orientação das professoras Francielly Ribeiro e Liany Barbosa, as turmas realizaram um mercadinho da alegria para brincar de comprar e vender, utilizando cédulas e moedas de brinquedo e embalagens recicladas para simular as mercadorias. Revezando-se nas funções de compradores e responsáveis pelo caixa, eles colocaram em prática os conceitos de adição, subtração, multiplicação, divisão e noções de quantias.

Ainda houve uma visita ao Mercadinho da Família, que fica próximo à escola, onde puderam compreender, na prática, os termos estoque, promoção, lucro, data de validade, vendas e compras de produtos.

Texto: Redação Semed

Edição: Secom Palmas