Escolas da rede municipal promovem atividades artísticas alusivas ao Dia da Consciência Negra

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 19 de novembro de 2021 às 12:56

Ações são voltadas à conscientização acerca da importância da cultura negra na formação da identidade brasileira e ao combate ao racismo e desigualdade social

As escolas da rede municipal de ensino promoveram durante esta semana diversas ações que fazem referência ao Dia da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro. A culminância aconteceu ao longo desta sexta-feira, 19, com exposições dos trabalhos realizados em pintura, atividades lúdicas, apresentações de dança e cardápios com pratos da culinária africana na merenda, tudo voltado à conscientização acerca da importância da cultura negra na formação da identidade brasileira e ao combate ao racismo e desigualdade social.

Na Escola Municipal Rosemir Fernandes, no bairro Jardim Aureny III, os professores incluíram as crianças especiais para ajudar na confecção dos painéis em pintura, que envolveram todos os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. Também houve mostras de comidas típicas da cultura afro-brasileira, confecção de pinturas em pratos retratando roupas dessa cultura, roda de capoeira, exposição de fotos com modelos da escola e lanches especiais.

A Escola Municipal Benedita Galvão, em Taquaralto, também se empenhou para uma bonita comemoração com atividades diversificadas. Houve contação das histórias Menina Bonita com Laço de Fita, com fantoches, e Cabelo de Lelê; exposição de cartazes produzidos em sala com o tema ‘Cada pessoa é única e linda’; apresentação do vídeo educativo Lápis cor de pele; declamação de poesia, cartazes em varal, exposição de livros criados pelos alunos e palestra acerca de bullying e respeito ao próximo. Devido ao período chuvoso, o tema da dengue também foi abordado para evitar a formação de focos do mosquito transmissor.

Somente no período da tarde, às 15 horas, o Cmei Recanto Infantil, localizado no Aureny III realizará seu festival gastronômico com iguarias da culinária africana.