Escolas de Palmas promovem ações no Dia Internacional da Síndrome de Down

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de março de 2023 às 13:51

Celebrada no dia 21 de março, a data busca conscientizar e promover o debate com a comunidade escolar

Nesta terça-feira, 21, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, unidades de ensino da rede municipal da Capital realizaram várias atividades de conscientização com a comunidade escolar. As ações trouxeram visibilidade para as crianças com síndrome de Down, com a abordagem sobre a inclusão e a autonomia que as crianças têm para escolherem o que querem ser e fazer.

Na Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome, situada no setor Bela Vista, a estratégia usada para trabalhar a data foi envolver os alunos em atividades interativas, com produção de informações sobre o tema. Na programação teve oficina de estimulação sensorial, criação de cartazes e mensagens, pintura artística, apresentação de vídeo, bate-papo com as educadoras que atendem na sala de recursos e exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos e professores no pátio da escola. 

A diretora da unidade, Léia Rezende Peres, ressalta a importância da data para o contexto pedagógico, visto que por meio das atividades, as crianças podem refletir sobre o tema. “Hoje foi mais um dia especial na nossa escola. Tivemos o depoimento do aluno Davi Marcelo e de sua professora Amanda Leal sobre como é para ele estar na escola. Ações como essa abrem espaços para que possamos conversar com as crianças sobre o exercício de acolher e cuidar do colega ao lado”, avaliou a diretora. 

Em Palmas, a rede pública oferece atendimento a pessoas com síndrome de Down, desde o nascimento até a vida adulta, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), das Unidades de Ensino e outros serviços públicos. Os serviços são voltados ao acolhimento, desenvolvimento e ao conhecimento com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida.