Esforço na estiagem para rejuvenescimento de pavimento previne rupturas

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Juliana Matos | Publicado em 10 de outubro de 2019 às 14:37

Com a chegada das chuvas, serviço de recuperação de pavimento ganha reforço 


Durante o período de estiagem, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) planejou e executou a melhoria no pavimento de vias em diversas áreas da Capital, onde comumente apareciam rupturas no período de chuvas, a exemplo das duas rotatórias da Avenida LO-12 que interseccionam com as Avenidas NS-10 e NS-08, e da rótula entre a NS-05 e a LO-12. Nelas, o período de chuvas do ano anterior, resultou em danos ao pavimento que dificultavam a trafegabilidade dos veículos.

 

Nesses pontos, o serviço de recapeamento, realizado pela Pasta, garantiu rejuvenescimento do pavimento e prevenção de buracos no período de chuvas que agora chega. Mas não foram apenas esses os pontos beneficiados em Palmas com este trabalho preventivo. 

 

Melhorias no pavimento também ocorreram ao longo do período de estiagem de 2019, sejam com aplicação de lama asfáltica ou microrrevestimento, em trechos de quadras e avenidas, a exemplo da Avenida JK, NS-03, LO-14, NS-04, LO-10, LO-05 e LO-07, no interior da Quadra Arno 44, Arno 43, Arne 51, Arse 32, Arse 62, rotatória entre a LO-04 e LO-08 e entre a LO-03 e NS-03, assim como também nos distritos de Taquaruçu, Buritirana e Taquaruçu Grande. Em alguns destes pontos, mesmo as estruturas abaixo do pavimento, como base e sub-base, foram refeitas para melhoria da fundação das pistas.

 

Isso tudo,resultou, conforme já divulgado pela Seisp, na aplicação 76 mil m² de microrrevestimento, 31 mil m² de concreto betuminoso usinado (CBUQ) em recapeamento, outros 42 mil m² de CBUQ em asfaltamento de novas ruas e 232 mil m² de lama asfáltica em rejuvenescimento de pavimentos, de maio até a primeira quinzena de setembro de 2019.

 

Trabalho corretivo

 

Com a chegada das chuvas, as frentes de trabalho serão dedicadas à correção de rupturas com reforço. Segundo a Superintendência de Obras Viárias, as equipes escaladas para esse trabalho terão disponibilidade de mais servidores.  Nesta quinta-feira, 10, este trabalho acontece com quatro equipes direcionadas para atender quadras do Plano Diretor da Capital, como a Quadra ACSE 1/11, assim como para a região Sul, em especial, o Jardim Aureny III.

 

Em dias de chuvas menos intensas, o trabalho de correção do pavimento não será interrompido, sendo possível alcançar, em média, a aplicação de 300 toneladas por semana de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

 

Duplicações

 

Há ainda trechos de avenidas que foram duplicados, a exemplo da Avenida Palmas Brasil Norte, Avenida NS-04, Avenida NS-02 e Avenida LO-10. Para execução de todas essas melhoras, a demanda da população foi considerada. 

 

Para colaborar com esse trabalho, o cidadão pode entrar em contato com a Seisp pelo (63) 3212-7404, para solicitar atendimento seja para reparo de asfalto ou consultar informações sobre melhorias previstas para sua região.