Espaço +Cultura é renomeado em homenagem a atriz Marcélia Belém

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 07 de abril de 2022 às 16:18

Pioneira no cenário cultural e artístico da Capital, Marcélia Belém faleceu em setembro de 2021

O Espaço +Cultura, equipamento que funciona como extensão no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Quadra Arse 131 (1304 Sul), ofertando cursos de iniciação as artes passa a se chamar ‘Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém.

A alteração no nome, realizada pela Prefeita Cinthia Ribeiro que sancionou a Lei Nº 2.679, de autoria da vereadora Janad Valcari publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 06, é uma homenagem a atriz e educadora que foi pioneira no cenário cultural de Palmas.

Marcélia foi uma das criadoras da Cia. de Teatro Chama Viva, ao lado do irmão, o ator e professor da Fundação da Cultura, Juventude e Esportes de Palmas, Cícero Belém. Ambos pioneiros na articulação e ativismo cultural no Tocantins.

Natural de Porto Nacional, licenciada em teatro pela Universidade de Brasília e especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Marcélia Belém atuou em mais de 20 peças teatrais de autores nacionais e estrangeiros, ambos os trabalhos dirigidos por diretores do Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso e Tocantins. No cinema estreou pelas mãos do diretor Cacá Diegues, no filme ‘Deus é Brasileiro’, ao lado de atores consagrados como Antônio Fagundes e Paloma Duarte; em janeiro de 2020 integrou o elenco do filme ‘O Pastor e o Guerrilheiro’, de Nilson Rodrigues e José Eduardo Belmonte, que tem estreia prevista nos cinemas de todo o Brasil, no segundo semestre de 2022.

Pioneira em Palmas, Marcélia Belém foi uma atriz exponencial e versátil, que transitava com leveza do drama à comédia, da poesia de Pedro Tierra e Marinalva Barros à obras consagradas de Federico Garcia Lorca, Bertolt Brechet, Pierre de Marivaux e Luis Alberto de Abreu.

A artista faleceu em setembro de 2021, vítima de um acidente vascular hemorrágico.

“Nós familiares estamos emocionados, com o sentimento de que a memória de Marcélia ficará perenizada, isso é importante para a própria memória cultural da Cidade. Ela foi uma grande atriz, apaixonada pela profissão, uma artista educadora, discreta que não buscava holofotes. O que eu puder fazer como artista e pessoa pública para que o Espaço +Cultura Atriz e Educadora Marcélia Belém, seja cada vez melhor e possa se tornar também uma referência na formação cultural dos nossos jovens, eu irei fazer. O público de Palmas sempre foi muito generoso conosco.  Agradecemos a Prefeita Cinthia, a Vereadora Janad, e todos os vereadores que por unanimidade aprovaram esta homenagem”, afirmou o irmão de Marcélia, Cícero Belém.