Espaço Cultural José Gomes Sobrinho ganhará Árvore do Conhecimento

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 20 de setembro de 2021 às 17:28

Ação disponibilizará livros e mudas aos frequentadores do local em celebração ao Dia da Árvore

Testemunhas da história, doadoras de sombra, água e alimentos. Essas são características das árvores, e assim como os livros, são guardiãs de memórias e fonte de saber. Assim, para comemorar o Dia da Árvore, 21 de setembro, a Fundação Cultural de Palmas (FCP), por meio da Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, criou a ‘Árvore do conhecimento’, que vai disponibilizar gratuitamente, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, nesta terça-feira, 21, livros, DVD´s, revista em quadrinhos e mudas de árvores.

Plantada em frente a Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, a ‘Árvore do Conhecimento’ terá como frutos simbólicos livros das mais variadas vertentes, que poderão ser ‘colhidos’ pelos usuários do Espaço Cultural. A ação também disponibilizará poemas e mudas de árvores nativas do cerrado, como cajueiros, goiabeiras, ingazeiros, faveiras de bolota, entre outras, todas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parceira do projeto. Ao todo serão doadas 100 mudas de árvores.

O objetivo é que a ação tenha caráter permanente, informa a bibliotecária Maria da Paixão Souza. “Nós queremos aproximar a população do Espaço Cultural, das artes e da literatura, por isso vamos continuamente disponibilizar livros e outros produtos de cultura, como DVD's revistas em quadrinhos, para serem retiradas pelo público na árvore do conhecimento, que será reabastecida diariamente’, afirmou.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Todo Dia é Dia de Poesia’, realizado pela Fundação Cultural de Palmas com a finalidade de promover a poesia e a literatura regional e nacional. Iniciado em março, no Dia da Poesia, o projeto conta com ações diárias como a entrega de poemas para servidores e frequentadores dos equipamentos de cultura da FCP; Rodas Poéticas; divulgação em vídeo de escritores locais, dentre outras ações que serão realizadas durante o semestre, como a Geloteca e o Espaço Lúdico.