Especial Dia das Mães: Cmeis de Palmas promovem acolhimento para as crianças e garantem tranquilidade aos pais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de maio de 2022 às 11:41

Com educadores capacitados, os Centros de Educação Infantil atendem as demandas da primeira infância e também exercem a importante função social de viabilizar o trabalho das mães

A rede municipal de ensino conta atualmente com 33 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), além de seis unidades que atendem a educação infantil em Palmas. Diariamente, são 12.714 crianças com idade até cinco anos que recebem os cuidados específicos desta faixa etária e também as primeiras atividades voltadas a quem ainda está descobrindo o mundo. Mas os Cmei’s exercem também uma outra importante função social, que é permitir o trabalho das mães.

Por se tratar do primeiro momento da vida escolar, os Cmeis contam com uma estrutura especial voltada ao máximo aproveitamento pedagógico das atividades lúdicas, e às peculiaridades como a hora do soninho dos 'estudantes'. Sob permanente supervisão e atualizados nas formações pedagógicas promovidas pela Semed, os professores em sala também exercitam um fator preponderante a quem trabalha com educação: o prazer em exercer o ofício.

É o caso de Kedma Bispo, professora no Cmei Sonho de criança . Ela conta que vem de uma família que não teve condições de investir em sua educação, mas nunca desistiu do sonho de fazer uma faculdade. Quando criança, sua brincadeira preferida era de escolinha, onde já exercitava a paixão por ensinar. “Tinha até nome”, ela lembra, rindo.

Ao longo da carreira, Kedma cursou magistério e acumulou experiência como alfabetizadora, professora de reforço e bibliotecária em escolas públicas e privadas. Hoje cursa o terceiro período de pedagogia, onde busca mais conhecimento na área. “Crianças são tudo pra mim. Saber que sentem seguras e felizes ao meu lado me faz uma pessoa sempre melhor”, afirma emocionada, enfatizando que o amor pela profissão é mais importante que sua remuneração. “Eu me sinto cada dia mais jovem trabalhando com bebês”, finaliza.

Tamanha dedicação traz bons frutos, em forma de confiança e tranquilidade às famílias. Iranice Correia Cruz é mãe de Luna Firmino Cruz, de nove meses. Desde os seis ela está matriculada no Cmei Sonho de Criança. Para Iranice, o Cmei está sendo um marco de acolhimento, amor e cuidado com pequena Luna. “Eu vejo um brilho no olhar dela toda vez que a levamos para a escola. A forma como ela é recebida, o cuidado, os mimos, é gratificante. Ela está dando os primeiros passinhos, tanto no caminhar quanto em seu futuro. Eu, enquanto mãe, tenho somente gratidão à equipe do Cmei por cuidar tão bem da minha princesinha”.