Especial Dia das Mães - Empreendedoras, chefes de família: elas superam desafios da maternidade e da atividade profissional

Banco do Povo

Autor: Wédila Jácome/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 06 de maio de 2022 às 12:24

O Banco do Povo, da Prefeitura de Palmas, tem sido um importante parceiro das mães empreendedoras palmenses

O Dia das Mães se aproxima e as atenções se voltam àquelas que exercem um papel poderoso e desafiador. E esse desafio se torna ainda maior quando elas são mães solo ou chefes de família. Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, na Capital são 40.894 mulheres inseridas no Cadastro Único como responsável familiar e de acordo com o último levantamento do IBGE, em 2010, as mães sem cônjuge já representam 36% das famílias palmenses. Para as mães empreendedoras, o Banco do Povo tem sido um parceiro.

Exercendo várias funções, o certo é que a participação feminina evoluiu nos últimos anos e com a pandemia esse crescimento disparou. E foi na pandemia, quando os desafios foram grandes para todos, que Maila Maria Soares Jorge, mãe do Heitor Jorge Lima, de um ano e quatro meses, inscrita como microempreendedora individual, teve a ideia de empreender para complementar a renda. O empreendimento no ramo de hamburgueria começou em casa, com o serviço de entrega. E com o tempo surgiu a necessidade de ampliar, e abrir a loja física, e o empréstimo no Banco do Povo foi determinante para realização do sonho.

Segundo o Banco do Povo, a maioria das pessoas que buscam pelo benefício do empréstimo com juros baixos e baixas parcelas para empreender são mulheres que têm filhos. Para o empreendimento de Maila, o Banco do Povo foi importante. “Com a abertura do espaço físico estamos tendo muito retorno, e o empréstimo no Banco do Povo veio para aprimorar os procedimentos, melhorar o estoque e finalizar as demandas que temos neste início”.

E Maila tem ainda que administrar a maternidade com o trabalho profissional. “A maternidade cobra muito da gente, filho pequeno ainda mais, demanda muito tempo. Eu ainda trabalho durante o dia como secretária, e à noite eu vou à hamburgueria para o atendimento e controle financeiro”. Mas é ao falar do filho que os olhos brilham. “Foi o melhor presente que essa pandemia me trouxe. Foi uma alegria a chegada dele”.

Maila não é chefe de família, mas como uma outra grande parcela das famílias palmenses, ela tem um papel fundamental na composição da renda familiar, representando 50%. O empreendimento é tocado juntamente com o companheiro. E para não ficar tanto tempo longe do filho, por vezes ela precisa levá-lo para o trabalho na hamburgueria, aberta há menos de um mês na Avenida Teotônio Segurado. Segundo ela, isso não causa menor rendimento, mas lhe impulsiona a fazer o melhor.