Especialista da Semus faz alerta sobre como deve ser alimentação nos próximos dias

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus/Palmas | Publicado em 18 de setembro de 2023 às 14:25

Com onda de calor intensa, a alternativa é apostar em comidas ricas em água

De acordo com informações fornecidas pela MetSul Meteorologia, uma onda intensa de calor nos próximos dias está prevista para atingir 15 estados brasileiros, inclusive o Tocantins. Com a perspectiva de temperatura elevada com recordes entre 40°C e 45 °C, a especialista em nutrição da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Lúcia Gratão, faz alerta para o consumo de alimentos ricos em água como medidas de segurança a serem adotadas durante esse período na Capital.

Segundo Lúcia, a ingestão de verduras, legumes e frutas com mais líquidos, a exemplo do pepino, alface, tomate, melancia, laranja, entre outros, ajudam a manter o corpo hidratado. “Estes alimentos proporcionam uma sensação de refrescância, além de fornecer hidratação”, explica. A profissional também ressalta que as crianças devem ser monitoradas e estimuladas a beberem bastante água e que, em casos em que tenham resistência, podem ser oferecidas opções mais atrativas, a exemplo da água de coco, sucos e chás gelados.

A nutricionista relata que deve-se evitar o consumo de bebidas alcoólicas quando as temperaturas estiverem elevadas. “O álcool dá uma falsa sensação de saciedade da sede, assim como não substituir a água por sucos artificiais e refrigerantes, pois, nesse processo, pode-se ingerir altas concentrações de açúcares que causam danos à saúde.” Para as grandes refeições, Lúcia afirma que é importante que as pessoas evitem alimentos gordurosos.

 

Atividade física

A recomendação para as atividades físicas é manter uma garrafinha de água por perto e evitar praticá-la no período entre as 10 e 16 horas, horários mais quentes do dia. O protetor solar deve sempre ser utilizado quando o usuário estiver exposto ao sol.