Especialista da Semus orienta sobre hábitos de vida saudáveis

Secretaria Municipal da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 31 de março de 2023 às 08:50

Problemas de saúde podem ser evitados com pequenas mudanças

Em uma era que o imediatismo prevalece e tempo é dinheiro, as pessoas têm desenvolvido uma série de problemas, como ansiedade, depressão, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras doenças. Atrelado a isso tem as ‘facilidades’ como os fast foods, produtos industrializados, shots milagrosos e receitas práticas da internet. Nesta sexta-feira, 31, quando se celebra o Dia da Saúde e Nutrição, a nutricionista clínica e funcional de Atenção Especializada em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Tânia Félix, orienta sobre os quatros hábitos de vida saudáveis.

Para ela, adotar uma nova postura é fundamental para ter uma qualidade de vida. O primeiro passo é adequar a ingestão hídrica diária. Segundo a especialista, a água é extremamente importante para tudo, ela é responsável por regular a temperatura corporal, proteger órgãos vitais e assim prevenir doenças, auxilia na absorção de nutrientes e metabolismo e consequentemente, reduz a retenção. Além disso, protege e hidrata as articulações e células do corpo. Cada pessoa precisa beber uma quantidade mínima diariamente, o cálculo é simples: 40ml (água) X peso da pessoa. “Lembrando que o ideal é não beber um volume maior de 400ml por vez para evitar uma dilatação estomacal e não ficar mais de quarenta minutos sem ingestão hídrica”, pontua.

A outra mudança fundamental é a alimentação. O recomendado é substituir o consumo de alimentos industrializados com alta densidade calórica como biscoitos recheados, sanduíches, pizzas, refrigerantes, etc, por refeições com combinações de legumes, verduras, saladas, carboidratos, proteínas e frutas. “É a combinação que interfere na boa alimentação, porque não dá para comer só verduras e legumes. Por exemplo, o carboidrato é fonte de energia, porém é facilmente consumido em excesso, o que pode ocasionar alguns problemas de saúde como sobrepeso, obesidade e outras patologias”, explica.

A nutricionista reforça que essa mudança não é repentina e é indispensável a ajuda de um profissional nutricionista que vai entender a rotina do (a) paciente, os gostos e o objetivo final para montar um cardápio com as variações necessárias e horários recomendados para a alimentação. O terceiro hábito de vida saudável é a prática de atividades físicas, desde que tenha a recomendação médica para isso, pois previne doenças, queima gordura e melhora o condicionamento físico e a autoestima. Mas reforça a importância da pessoa identificar uma atividade que goste para evitar começar e depois parar e assim manter uma padronização dos níveis de atividade.

O último pilar para ter uma vida saudável é ter boas noites de sono. Esse é o momento em que o corpo humano descansa, relaxa, repõe energias e regula o metabolismo. Por isso, é importante fazer a higiene do sono. “Ler um livro, meditar, ouvir uma música e principalmente, parar de mexer no celular e desligar aparelhos televisores um tempo antes de dormir ajuda no relaxamento, assim como criar um ambiente propício para isso, como luzes apagadas, temperatura e roupas aconchegantes”, recomenda Tânia.

 

Fórmula para calcular a ingestão hídrica diária

40ml x peso da pessoa = total em litros que a pessoa deverá consumir de água, no mínimo, por dia

Ex: um pessoa de 70kg
40ml X 70kg = 2,800 litros de água por dia