Espetáculo AmazoniCantoria leva clima de encontro de amigos em Quarta Clássica de homenagem aos 30 anos de Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 23 de maio de 2019 às 16:37

O concerto foi a primeira apresentação do projeto, que reúne os principais músicos tocantinenses para apresentarem obras de mais de 40 anos de história


A Quarta Clássica deste mês de maio foi especial, homenageou os 30 anos de Palmas com uma grande apresentação dos “cantores da terra” no espetáculo Amazonicantoria, exibido nesta quarta-feira, 22, no Theatro Fernanda Montenegro, trazendo o Tocantins, sua gente, seus costumes e crenças musicados nos versos de Dorivã, Genésio Tocantins, Juraíldes Lucimar e Braguinha Barroso.

 

O concerto foi a primeira apresentação do projeto, que reúne os principais músicos tocantinenses para apresentarem obras de mais de 40 anos de história, para presentear o público com músicas e composições de qualidade que retratam a cultura do povo da região Norte do Brasil, e assim fomentar a música que é feita no Tocantins, pelos compositores do Estado.

 

No repertório canções como, Frutos da Terra, Passarin do Jalapão, Taquarulua, Dona Miúda levaram o público a passear pela memória afetiva, pelos lugares e sabores da terra. “Frutos da Terra é uma música com mais de 30 anos, de uma época em que não se cantava a natureza”, explicou Genésio Tocantins, ao falar da canção que compôs junto com Hamilton Carneiro.

 

E se os artistas cantaram no amor a terra, ele foi retribuído pelo público que, em um teatro lotado, cantou junto com o grupo. De Nós é Jeca mais é Jóia, a Quem Ama Perdoa, todas as músicas contaram com acompanhamento do público, ora com palmas, ora cantando. “São músicas sobre o que é nosso, a gente se identifica e se emociona, lembrei muito da minha infância”, disse o comerciário João de Souza, que assistiu ao show junto com a esposa.

 

E para completar o clima de “encontro de amigos”, na casa da gente, o espetáculo foi encerrado com direito a bis, em que todos os cantores presentes na plateia, como Mara Rita, Remilvam, Renate, Diomar, Léo Pinheiro, Fábio Geriz, Nacha Menares, entre outros, subiram ao palco para juntos cantarem o Hino Popular de Palmas, Canção de Amor a Palmas.

 

O show é uma realização do Instituto Arte Educacional Utambor, com apoio da Fundação Cultural de Palmas, tem a Direção Geral e Produção Executiva de Graziela Cortez; a Direção Musical de Lucimar; e vozes e violões por Lucimar, Dorivã, Genésio Tocantins, Juraildes da Cruz e Braguinha Barroso. E ainda Denis Kissner como Técnico de Som; e Charles Ferreira de Oliveira como Técnico de Luz e Som.






Edição e postagem: Lorena Karlla