Espetáculo musical da ETI Almirante Tamandaré leva espectadores à gargalhadas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 27 de junho de 2022 às 08:29

Atuação teatral e qualidade da peça pode levar trabalho para além da escola

O espetáculo musical ‘O rico avarento’ reuniu espectadores no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré nessa sexta-feira, 24. A peça encenada por alunos da unidade, para o encerramento do semestre letivo, teve de ser apresentada em dois turnos para atender a demanda de público.

Os alunos atuaram de forma a arrancar gargalhadas prolongadas da plateia. A interpretação foi elogiada nas falas dos convidados ao final do espetáculo. Além da comunidade escolar, que incluiu a presença das famílias dos estudantes, estiveram presentes também representantes da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marinha do Brasil, dentre outros.

A secretária Municipal da Educação, Cleizenir Santos, elogiou pontualmente o trabalho dos profissionais diretamente envolvidos no projeto e a 'brilhante' atuação dos alunos. Enfatizou acerca da importância da presença da família na escola, uma característica notável da comunidade escolar da ETI Almirante Tamandaré.

O professor Fernando Faleiro foi enfático ao elogiar a qualidade do espetáculo apresentado pelos alunos. Na opinião do profissional, a apresentação foi apenas um começo considerando que o trabalho tem qualidade para se expandir além da escola, em espaços como o Theatro Fernanda Montenegro, espaço oficial e coração do teatro tocantinense, localizado no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, com capacidade para cerca de 500 pessoas.

Professor responsável pela peça, Tiago Leandro, contou que a obra fruto das aulas de teatro e dança trouxe emoção e aceitação à comunidade escolar. Segundo ele, o ensaio geral contou com a participação de alguns alunos da primeira fase, mas o trabalho contempla bem mais os alunos das séries finais, 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental. Ele explica que, por se tratar de uma literatura um pouco mais elaborada, os alunos dessa fase são mais indicados para a interpretação das falas e da linguagem do autor escolhido, Ariano Suassuna.

Os alunos Isaque Carvalho, 14 anos, e Wislei Silva, 14 anos, ambos do 9º ano, interpretaram os personagens principais, o Rico Avarento e o Tira Teima, respectivamente. Isaque falou do sentimento incrível de atuar e da experiência de participar de uma obra tão elaborada, que prestigia a cultura nordestina e o texto do escritor homenageado. Ele relata que desde bem pequeno gostou do teatro, atou enquanto esteve na educação infantil e na igreja, mas que a escola veio para alavancar essa experiência, tanto como o Rico Avarento, quanto em outras interpretações anteriores. Wislei, conta que estuda há cinco anos na unidade e que despertou interesse pelo teatro este ano durante as aulas. Após a sua estreia na atuação como personagem principal, o Tira Teima, sonha em ser ator profissional.

Peça

O espetáculo musical ‘O rico avarento’ é fruto das disciplinas do núcleo diversificado, que engloba os trabalhos em artes, dança e teatro com os estudantes. O objetivo de apresentar a cultura nordestina através das linguagens artísticas, característica marcante do célebre escritor, ícone da cultura nordestina, escolhido como homenageado.

Até a apresentação, os alunos passaram por uma preparação que durou cerca de dois meses e incluiu pesquisas, escolha de repertório e ensaios. O espetáculo musical contou com cerca de 30 estudantes participantes das oficinas de dança e teatro ofertadas na escola.