Espetáculos musicais encantam público no Festival de Artes das Escolas de Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 01 de dezembro de 2023 às 07:28

Alunos sobem ao palco para apresentar diversos números, concorrendo nas categorias Instrumental, Música de Câmara e Canto Coral

A 15ª edição do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes) segue surpreendendo o público e o júri técnico com a qualidade das apresentações. Depois de lotar o auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré com espetáculos de dança, chegou a vez da modalidade Música emocionar o público. Na tarde desta quinta-feira, 30, os alunos subiram ao palco para apresentar diversos números musicais, concorrendo nas categorias Instrumental, Música de Câmara e Canto Coral.

Durante todo o dia, os alunos se revezaram no palco apresentando suas performances musicais. O coral da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice de Mello abriu a programação da tarde com a música ‘Ainda Bem’, de Marisa Monte. Na categoria Instrumental, os estudantes deram show com Pout porri de clássicos do cinema e da Música Popular Brasileira, como ‘Brasileirinho’, ‘Anunciação’ e ‘Asa Branca’. 

A música regional também marcou presença, com a interpretação de ‘Passarim do Jalapão’, de Dorivã, feita pelos alunos da Escola Municipal Estevão de Castro, na categoria Canto Coral. Uma das novidades desta edição foi a transmissão simultânea das apresentações em Língua Brasileira de Sinais (Libras), feita pelos próprios alunos de algumas unidades educacionais, tornando o momento inclusivo e acessível a todos. 

Na plateia, a empresária Kenya Poliana estava eufórica com a apresentação da filha Kawany Gabrielly, violinista da Orquestra Monsenhor. “É uma emoção muito grande assistir às apresentações da minha filha. Ela já está há dois anos na orquestra e, desde que entrou, não perco uma apresentação”, revela a mãe. 


Prestigiando todas as apresentações, o secretário municipal da Educação, professor Fábio Chaves, agradeceu a presença do público, formado por professores, gestores escolares e familiares dos alunos que participam do evento. Chaves ainda parabenizou os professores, orientadores e todos os servidores da Semed envolvidos na organização do festival. “Parabenizo a todos vocês por este lindo evento. Todo esforço de cada um de vocês, alunos e professores, está sendo reconhecido com essas brilhantes apresentações”, disse o gestor. 


Classificação

Na categoria Música de Câmara, a ETI Luiz Rodrigues conquistou o primeiro lugar na competição. A Escola Monsenhor Pedro Piagem foi classificada em segundo lugar e a ETI Olga Benário em terceiro. Na categoria Instrumental - Integral, a ETI Padre Josimo ficou em primeiro lugar, e a ETI Olga Benário em segundo. Já a Escola Monsenhor Pedro Piagem ficou em terceiro lugar. E na categoria Instrumental - Parcial, a Escola Municipal Anne Frank foi a grande vencedora, obtendo o primeiro lugar. A segunda colocação nesta categoria ficou com a Escola Municipal Darcy Ribeiro. As classificações das demais unidades educacionais podem ser conferidas por meio da plataforma Palmas Home School.