Estação Cidadania e Cultura promove a 2ª edição do Projeto 'Contando História e Fazendo Culinária'

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 26 de setembro de 2019 às 10:04

Encontro contou ainda com a palestra do músico palmense Ad Rocha

A Estação Cidadania e Cultura promoveu nesta quarta-feira, 25, a segunda edição do Projeto 'Contando História e Fazendo Culinária'. Inspirado na obra ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector, as crianças aprenderam fazer cachorro quente enquanto discutiam o livro e assistiam à palestra do músico Ad Rocha.

 

Ensinando a cozinhar algo presente na literatura, o projeto tem como objetivo, despertar o interesse literário nas crianças, por meio do incentivo culinário. Na primeira edição, o livro trabalhado foi ‘O menino Maluquinho’, de Ziraldo, e seu bolo de coco. Já na segunda, ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector, e o prato escolhido foi cachorro quente.

 

Personagem principal do livro, Macabéa era muito magra e pálida, pois não se alimentava direito. Basicamente vivia de cachorro quente com Coca-Cola, e fazia suas refeições na hora do almoço, em pé, no balcão de uma lanchonete ou no escritório em que trabalhava. Foi o que inspirou na escolha do prato ensinado às crianças.

 

O segundo encontro do projeto contou ainda com a participação do músico Ad Rocha que contou sua experiência como ex-aluno dos centros de criatividade, onde desenvolveu sua atividade com o violão que hoje garante seu sustento tocando nas noites da Capital. “Eu vivi isso aqui na minha infância. Aproveitei todas as oportunidades de cursos que surgiram e, hoje, posso manter meu trabalho. Fui convidado a palestrar, por ser daqui da região e demonstrar para a molecada que é possível, basta insistir e não desistir”.

 

Para a Maria Otilia, de 14 anos, uma das alunas da Estação Cidadania- Cultura dos cursos de teatro, canto e flauta doce, participou pela primeira vez do projeto e se diz encantada com a possibilidade de misturar literatura e culinária: “Eu nunca imaginaria misturar leitura e comida, são duas coisas que parecem não ter nada a ver, mas que tem tudo a ver. É muito legal, e no final ainda tem um lanchinho”, ela brinca.

 

Ao final do dia, os alunos da Estação Cidadania saíram satisfeitos da biblioteca, cheios de comida e inspirações.