Estação Cidadania e Cultura promove a 3ª edição do Projeto 'Contando História e Fazendo Culinária'

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 25 de novembro de 2019 às 16:37

Projeto será inspirado no livro ‘Epopeia Tocantinense’, de Irma Galhardo  


A Estação Cidadania e Cultura, no setor Morada do Sol II, promove nesta quarta-feira, 27, às 10h30, a terceira edição do Projeto 'Contando História e Fazendo Culinária'. Inspirado na obra ‘Epopeia Tocantinense’, de Irma Galhardo, as crianças aprenderão a fazer a receita ‘Arroz com Pequi’ enquanto discutem o livro.


‘Epopeia Tocantinense’ é ilustrado por Geuvar Oliveira e narra, em versos, a história do Estado do Tocantins, desde a descoberta do Rio Tocantins em 1610, pelos franceses até a atualidade. Com ênfase para o movimento separatista, o livro destaca também as riquezas naturais do Estado, como Jalapão, as árvores fossilizadas de Filadélfia e o Rio Azuis, o menor rio do mundo. Fala ainda da cultura tocantinense, suas peculiaridades e seus encantos.


O livro é vencedor de três editais de Cultura: Prêmio José Gomes Sobrinho 2011, da Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult-TO); Edital de patrocínio Cultural do Banco da Amazônia – BASA 2012 e Edital de Aquisição de Obras Tocantinenses 2012, da Secul – TO.


O projeto 'Contando História e Fazendo Culinária’ utiliza a culinária, algo presente na literatura, como ferramenta para despertar o interesse literário nas crianças. Na primeira edição, o livro trabalhado foi ‘O menino Maluquinho’, de Ziraldo, e seu ‘bolo de coco’. A segunda edição discutiu ‘A Hora da Estrela’, de Clarice Lispector, e o prato escolhido foi ‘cachorro quente’.

 

Irma Galhardo

 

Irma Galhardo é graduada em Direito (Universidade Católica de Goiás) com registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), especialista em História da África e do Negro no Brasil e em Docência do Ensino Superior, mas gosta mesmo é de ser contadora de histórias e cordelista. Nasceu em Correntina-Bahia, mas mora no Tocantins onde ocupa lugar de referência na Literatura Infantil, sendo autora de significativo projeto de apoio à leitura, contemplado em edital do Ministério da Cultura.

Seu livro ‘Epopeia Tocantinense’ é paradidático em várias escolas do estado e está nas bibliotecas públicas dos 139 municípios do Tocantins, por meio de edital. Tem quatro filhos, muitos sonhos e uma relação com a poesia que data das primeiras palavras, quando seu pai a erguia e ela declamava, como alguém que tinha por único objetivo o “poetar”. É membro correspondente da Academia de Letras do Brasil/Suíça, tem cinco livros publicados, quatro prêmios em editais de cultura e participação oficial no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra.

 

Serviço

 

O que: 3ª edição do Projeto 'Contando História e Fazendo Culinária'

Quando:  Quarta-feira, 27

Que horas: 10h30

Local: Estação Cidadania Cultura - Setor Morada do Sol II

 

 


Edição: Lorena Karlla