Estações de transporte coletivo de Palmas passam a ter internet de graça

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos

Autor: Antônio Neves | Publicado em 21 de maio de 2014 às 12:14

Circulam diariamente pelo transporte coletivo da Capital, cerca de 80 mil usuários e desse total cerca de 35 mil possuem dispositivos para internet móvel. Foi pensando numa gama de benefícios ligados ao sistema que a Prefeitura de Palmas firmou na manhã desta quarta, 21, um convênio que está disponibilizando internet de graça a todos os usuários.

 

Nesta primeira fase, o sistema wi fi de 30 megas está sendo disponibilizado na estação Apinajé pela empresa EXPNET. Dentro de 15 dias, outras 5 estações estarão interconectadas com o sistema, segundo o Secretário Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Christian Zini. “Nesta primeira fase, o sistema poderá passar por reformulação, vamos ver o grau de dificuldade do usuário para que as empresas façam as correções rapidamente”, disse.

 

O diretor da empresa, Suelismar Caetano, informou ainda que a estrutura colocada nas estações, permitirá que os usuários de transporte tenham um momento de qualidade da espera do seu ônibus, usando a rede de computadores gratuitamente, viabilizado por essa parceria. 

 

Um aplicativo no mesmo sistema vai facilitar a vida do usuário referente ao horário de chegada e saída dos ônibus, o “Meu Busão”.  De acordo com o criador do aplicativo, Luídne da Silva Mota, para chegar aos resultados ele utilizou a mesma situação compartilhada por todos os usuários: a falta de informações sobre os horários dos ônibus. “Esse foi meu projeto de conclusão de curso com a orientação dos professores e durou um período da faculdade”, enfatizou Luídne.

 

O aplicativo já foi criado de forma a ser disponibilizado gratuitamente, e isso está sendo possível graças ao convênio assinado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte,e a empresa SI Digital. Outro convênio que também foi assinado pelo prefeito Carlos Amastha visa à disponibilidade das empresas de transporte de liberar o quadro de horários no sistema. O sistema dará também mais agilidade, já que o dispositivo avisa quando o ônibus está se aproximando do ponto de desembarque e essa aproximação é compartilhada para outros usuários.

 

Para  Amastha, a percepção dos criadores do dispositivo foi muito clara, o que vai viabilizar a realização de novos trabalhos em Palmas e fora da Capital. “Sem dúvida, esse é o primeiro passo para a gente inserir Palmas no primeiro mundo, é da visão de que a cidade é nova e portanto ela tem que ser pioneira no que de mais moderno. No próximo passo, poderemos ver até a localização dos ônibus no mapa da cidade", concluiu o Prefeito.