Estudantes aprendem como realizar plantio de mudas no Dia da Árvore

Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas

Autor: Juliana Matos | Publicado em 21 de setembro de 2022 às 09:54

Ação educativa realizada nesta quarta-feira, 21, aconteceu na Escola Municipal Henrique Talone

Em comemoração ao Dia da Árvore, alunos do 6º ano da Escola Municipal Henrique Talone, na Arse 24 (210 Sul) de Palmas, participaram nesta quarta-feira, 21, do plantio de oitis na área de estacionamento interno. Os oitis são uma espécie brasileira de árvore, útil na arborização de cidades por sua copa densa para sombreamento. A ação foi promovida pela Fundação de Meio Ambiente (FMA), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A aluna Yasmin Veríssimo, 12 anos, tomou a iniciativa e fez o plantio da primeira muda. “Gostei de tudo que ensinaram”, disse, frisando ter achado curiosas as dicas de preparação do solo com elementos responsáveis pela nutrição da planta, como calcário, nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).

Essas e outras curiosidades sobre a biologia das plantas e seu plantio foram apresentadas pelo engenheiro agrônomo, Roberto Campos, responsável pelo 'MudaClima', programa que realizou em 2021 a plantação de mais de 18 mil mudas de espécies nativas na Capital. “Trabalhar com crianças é sempre produtivo, o que ensinamos marca a personalidade e as influências nas suas escolhas para o futuro. Trabalhamos a educação ambiental porque enxergamos cada criança como um investimento para o futuro do meio ambiente”, disse Campos.

O diretor, Daniel Tramontini, lembrou que a escola tem grande interesse em atividades como esta que incentivam o aprendizado prático e interdisciplinar. Nesta quinta-feira, 22, a partir das 8 horas, está programada mais uma ação educativa da FMA. Serão os alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Spínola Teixeira, no setor Bertaville, que participarão da ação educativa.

Educação para o meio ambiente

O trabalho de educação para o meio ambiente não se restringe às escolas, como explicou o presidente da FMA, Carlos Braga. “Temos uma equipe de Gerência de Educação Ambiental que realiza ações educativas o ano todo. Não só no plantio, mas também em ações nas propriedades rurais locais, dando instrução para mudança da cultura do uso do fogo que provoca queimadas”, ressaltou.

Horto Florestal

Todas as mudas usadas pelo programa são produzidas no Horto Florestal da FMA, onde são produzidas espécies nativas do cerrado e que também são disponibilizadas para doação em período chuvoso aos interessados que podem retirar até cinco mudas na unidade instalada na Quadra AVSO 40 (401 Sul), Avenida LO-01,  às terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas, apresentando apenas comprovante de residência.