Estudantes assinam Termo de Adesão ao Cartão do Estudante

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Redação FIJP | Publicado em 17 de março de 2018 às 16:34

Programa de assistência estudantil beneficia neste ano 500 jovens palmenses que recebem ajuda de custo para o transporte até as instituições de ensino

Com uma programação voltada para os 500 jovens beneficiados pelo programa Valorizando o Estudante - Cartão do Estudante 2018, foi realizada na noite desta sexta-feira, 16, a assinatura do Termo de Adesão no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues. Além de garantirem o benefício através da assinatura, os estudantes puderam prestigiar a apresentação da Orquestra de Cordas da Escola Municipal Monsenhor Pedro Pereira Piagem e do Grupo Ponto de Cultura Sombras do Hip Hop.

A estudante Katiele Cristina assinou simbolicamente em nome dos 500 beneficiários e destacou a importância do Cartão do Estudante. “Eu recebo em média R$ 54 por mês, R$ 540 durante os 10 meses que o programa atende, são R$ 540 que serão utilizados na compra de livros, pagar xerox, e usar em outros tipos de gastos com a faculdade. É um incentivo para que muita gente não deixe de estudar por falta de dinheiro”, ressaltou Katiele.

Durante o evento, o prefeito Carlos Amastha citou algumas das ações desenvolvidas pela FIJP como o Estação Juventude, o programa Palmas que te Acolhe, o projeto Palmas Aprova, o Jovem Empreendedor, dentre outros. “Os avanços na área da juventude são visíveis, o programa Cartão do Estudante que antes atendia 100 estudantes, hoje atende 500, e estamos trabalhando para efetivar o Prouni Municipal” disse o gestor.

O prefeito disse ainda que ao conduzir os projetos e políticas públicas com seriedade e responsabilidade a Prefeitura de Palmas, por meio da FIJP, tem tido como retorno o reconhecimento da Capital nas ações voltadas para a juventude. “No Brasil inteiro, somente Palmas terá um segundo Estação Juventude. Eu estou falando que, de 5.570 municípios brasileiros, Palmas é a única que conseguiu, após um trabalho fantástico e de muita responsabilidade, a aprovação pela Secretaria Nacional de Juventude, para que seja criada uma segunda unidade do Estação Juventude, que vamos inaugurar em breve”, adiantou.

O presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas (FIJP), Nahylton Alen, afirmou que o programa pode transformar e gerar oportunidades para os jovens. “O Cartão do Estudante é a iniciativa que a gente tem mais carinho na Fundação, porque a gente vê os estudantes todo mês, vê as dificuldades diárias dos jovens. E esse valor do passe faz a diferença”.

Para finalizar, Amastha disse que o jovem precisa de duas coisas fundamentais - educação e oportunidade. “Esses dois fatores a Prefeitura de Palmas tem buscado ofertar, um exemplo são as contratações de jovens para atuar no Resolve Palmas, são mais de 500 jovens envolvidos nesta ferramenta de gestão, isso é cidadania, isso é oportunidade, o jovem tem sua carteira assinada, tendo que estudar para continuar no programa e, principalmente a juventude passa, a saber, que existe vida, existe futuro dentro de uma sociedade organizada, pois a sua cidade está falando para ele, nós te amamos, nós te acolhemos, nós te apoiamos e queremos que você desenvolva as suas potencialidades”, ressaltou Amastha.

Cartão do Estudante

O Cartão do Estudante é um programa de assistência estudantil, realizado pela Fundação Municipal da Infância e Juventude de Palmas, que neste ano, atende 500 jovens, priorizando os de menor poder econômico e os advindos do Prouni. Destina-se a estudantes que cursam graduação, regularmente matriculados em alguma instituição de Palmas e tem a finalidade de subsidiar passagem de transporte público urbano, incentivando o acesso e a permanência dos estudantes de ensino superior da Capital.