Estudantes de Conceição do Araguaia (PA) conhecem estrutura da Agtec

Autor: Juliana Matos | Publicado em 17 de junho de 2019 às 12:37

Visita guiada permitiu a estudantes conhecerem como funciona autarquia municipal dedicada à tecnologia da informação

Alunos do Instituto Federal do Pará (IFPA) visitaram na manhã desta segunda-feira, 17, a sede da Agência Municipal de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec) para conhecer a estrutura tecnológica do município de Palmas.

 

Os 15 alunos que realizaram a visita estão finalizando o curso técnico de Manutenção e Suporte em Informática em Conceição do Araguaia (PA). Eles puderam conhecer todos os departamentos da agência, conversar com servidores de carreira e conhecer o Data Center.

 

O estudante Marcos Vinícius Gomes Campos, 26, disse que esta foi sua primeira visita técnica durante o curso. “Acho que hoje em dia o suporte é a base de tudo na informática, da área mais simples à área mais complexa. É o alicerce mesmo, por isso acho importante a gente saber como funciona em outros lugares”.

 

“Consideramos a formação nesta área de manutenção de suporte em informática essencial pelo grande potencial de absorção no mercado. Nosso curso oferece uma formação que privilegia atuação preventiva e preditiva do profissional que vai garantir trabalho em segmentos diversos para nossos alunos seja como microempreendedor, seja como prestador de terceirizadas ou como funcionário de agências específicas como esta”, disse o diretor de ensino do campus de Conceição do Araguaia (PA), Cláudio Silva.

 

Ele agradece a hospitalidade da Agtec e disse que a visita foi pensada depois de o coordenador do curso, Ailvan Silva, ter visto no portal de notícias da Prefeitura de Palmas informações acerca da criação da Agtec. Os professores se disseram satisfeitos com a facilidade do contato feito com a solicitação da visita através da página da Ouvidoria Municipal, cujo sistema foi desenvolvido pela própria agência municipal. A turma estava acompanhada dos professores Helca Oliveira, Giovany Mendes e Adrieny Bernardo.

 

Parceiro educador

 

Visitas como esta fortalecem o propósito da Agtec em colaborar com a formação de novos profissionais, a exemplo da parceria já existente com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e universidades locais, frisou o diretor geral de Tecnologia de Informação (TI), Anderson Menezes.

 

Atualmente, 15 estagiários (alunos de diferentes instituições de ensino) colaboram com a Agtec. “Acreditamos no potencial desses alunos porque todos eles têm potencial para criação lá na frente de soluções que podem, inclusive, atender diretamente a gestão futuramente”, frisou Anderson Menezes.

 

Autarquia dedicada

 

A Agtec é a autarquia responsável pela gestão de todos os recursos e sistemas de tecnologia da informação que auxiliam a gestão municipal. Entre suas missões estão auxílio no desenvolvimento de atividades da gestão, gestão de equipamentos, auxílio na criação e/ou aquisição de novas tecnologias, gerenciamento e monitoramento de links de dados (sistemas internos) e links externos. Atualmente a agência está desenvolvendo, entre outros projetos, atualizações tecnológicas para sistemas em operação, entre eles o sistema do Cadastro Habitacional e do Banco do Povo.

 

 

Revisão e postagem: Iara Cruz