Estudantes de Palmas participam de roda de conversa sobre prevenção ao uso de drogas

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Deni Rocha | Publicado em 23 de junho de 2022 às 15:17

Evento em Buritirana faz partes das ações da ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’

Dezenas de alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, em Buritirana, participaram, nesta quinta-feira, 23, das ações da ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’, realizada pela Fundação da Juventude de Palmas (FJP), com roda de conversa de prevenção ao uso de drogas e de atividades esportivas como tênis de mesa e jogo de dama.

A roda de conversa contou com a participação do presidente da FJP, Nélio Lopes, da coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Iraneide Ferreira dos Santos e da orientadora educacional da Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Nunes de Oliveira, Adna da Silva Oliveira.

Na abertura, Lopes testemunhou sobre os diversos caminhos que poderia ter tomado e se transformado num jovem com problemas, inclusive com drogas, mas declarou como a educação foi decisiva para que tomasse o caminho contrário. "Estudar, muitas vezes é difícil, complicado, mas quando começamos a colher os frutos dessa jornada, tudo parece mais fácil e prezeroso”, disse.

Iraneide destacou a importância de trabalhar a informação com os jovens para evitar que algo de ruim aconteça. “É muito importante que a escola possa prevenir e conscientizar sobre o uso de drogas e, sobretudo, incentivá-los a trabalhar o projeto de vida, algo fundamental na realidade desses adolescentes”, disse.

Adna declarou que, infelizmente, o uso de drogas já é uma realidade na comunidade e o debate é muito importante para prevenir e evitar que os alunos sejam aliciados. “Por isso, temos a necessidade de trabalhar cada vez mais esse tema. Quando os alunos estão informados é mais fácil se manter distante. Além da informação, é preciso propiciar mais lazer e atividade física para retirá-los desse mundo”, explica.

Programação

Gerente de políticas sobre drogas, Bruno Mendes lembrou que a ‘Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas’ tem percorrido vários pontos da Capital e que a última roda de conversa será realizada no domingo, 26,  em Taquaruçu, às 17 horas, na Praça Vereador Joaquim Maracaípe. Ele aproveitou para convidar a comunidade como um todo. “Participem com a Juventude de Palmas desse projeto que tem levado palestras tão importantes sobre o melhor caminho a ser seguido pelos jovens palmenses”, disse.