Estudantes e profissionais da saúde se divertem durante exibição de filme no cinema

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Semus | Publicado em 11 de setembro de 2019 às 18:24

Em parceria com o Lumiére, Fesp leva mais de 40 alunos de escola pública ao cinema

Para muitos, ir ao cinema é algo normal, mas para alguns jovens que estudam na Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, localizada no Jardim Taquari, assistir um filme na telona do cinema não é tão acessível assim.

 

 

Com os olhos bem atentos, Estefane dos Santos, 14 anos, foi uma das alunas do 1º ano do ensino médio da Escola, que assistiu o filme ‘O Rei Leão’, no Cinema Lumiére, no Palmas Shopping, na Capital, na tarde desta quarta-feira, 11. Ao lado de outros 40 colegas, Estefane acompanhou e vibrou durante a exibição do filme que conta a história de um jovem leão cujo destino é se tornar o rei da selva. “É um privilégio estar aqui hoje com a minha turma da escola. Está sendo uma grande diversão. Acho que para todos a tarde foi super alegre”, fala a aluna.

 

 

Maria Eduarda Neto, 15 anos, conta que tem colegas da sua turma que ainda não haviam tido a oportunidade de ir ao cinema. “Ter esse momento de diversão é fantástico, principalmente para os colegas que ainda não conheciam o cinema”, disse reforçando a alegria de estar junto com os amigos e professores.

 

 

O passeio no cinema surgiu através da mobilização dos residentes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) que desenvolvem um projeto de saúde coletiva na região do Taquari. A residente e psicóloga Jéssica Oliveira, explica que pela dificuldade de acesso ao lazer no centro da Capital, os jovens alunos que são acompanhados pelos profissionais da residência elencaram algumas ações que podiam ser desenvolvidas com eles para melhorar o convívio e a harmonia entre os colegas, dentre elas, a ida ao cinema.

 

 

“Em vários momentos de conversas com os alunos, eles sugeriram passeios como o de hoje. Buscando atender uma vontade da maioria, fomos atrás de parceiros. E agora, estamos todos aqui, com muita satisfação”, disse animada a residente e psicóloga Jéssica Oliveira.

 

 

A professora Izabel Cristina, que também acompanhou os alunos, comentou sobre a euforia dos alunos quando chegaram ao cinema. “Quando as luzes se apagaram no cinema notamos a felicidade deles. Muitos são carentes e não têm acesso à cultura e ao lazer com facilidade. Momentos assim, reforçam o sentimento de cidadania”, observa a educadora.       

 

 

Os estudantes foram acompanhados pelos profissionais de saúde que fazem residência, professores, coordenadores e a orientadora da unidade de ensino. Durante o filme, os jovens comeram pipoca, beberam sucos e refrigerante.

 

 

A programação para os jovens foi organizada pelos residentes em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) com o apoio Cinema Lumiére.

 

 

Fotos: Raiza Ribeiro