Estudantes encerram maratona durante o último aulão do Vem Enem

Fundação Municipal de Juventude de Palmas

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 08 de novembro de 2019 às 11:48

Momento foi de clarear as ideias e tirar dúvidas que ficaram ao longo da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio

O segundo e último dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste domingo, 10, momento em que estudantes de todo o País terão seus conhecimentos de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) testados ao longo de cinco horas. E durante toda a manhã desta sexta-feira, 08, cerca de 50 estudantes estiveram reunidos na Escola de Tempo Integral Raquel de Queiroz, no Jardim Aureny III, para participaram do último aulão de preparação do cursinho pré-vestibular Vem Enem. O momento foi de clarear as ideias e tirar dúvidas que ficaram ao longo da preparação para o exame.

Ingressar no ensino superior é o sonho de muitas pessoas, e para isso a dedicação e o foco nos estudos são essenciais. Pensando em facilitar a vida de jovens de Palmas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal da Infância e da Juventude de Palmas (FIJP), idealizou o Vem Enem, que ao longo de dois meses preparou cerca de 300 pessoas para o Enem, como é o caso da estudante Ana Clara Silva de Andrade, de 16 anos. “Como ainda estou no segundo ano do Ensino Médio a minha participação será como candidato ‘treineiro’, que apenas testa os conhecimentos. Mesmo que minha nota não tenha valor direto para a seleção, saber o nível em que estou é essencial. Como quero cursar Medicina, preciso me dedicar bastante”, explica a jovem que vê no Vem Enem mais uma oportunidade gratuita para se preparar.

Também candidato treineiro, Júlio César Moreira Gomes dos Reis, de 17 anos, afirma que neste ano é a primeira vez que participa do Enem. Sobre a prova aplicada no último domingo, dia 3 de novembro, ele avalia como difícil. “Espero me sair melhor nessa nova etapa, pois me identifico bastante com Matemática”, relata o adolescente que almeja uma vaga no curso de Arquitetura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A responsabilidade é ainda maior para Maria Vitória dos Santos Cardoso, de 17 anos. Cursando o terceiro e último ano do Ensino Médio, a estudante sente que sua hora chegou. Pela terceira vez participa do exame e avalia até o momento seu desempenho como bom. “Desde o primeiro ano do Ensino Médio estou focada no Enem. E participar de um cursinho é essencial para aprimorar meus estudos”, esclarece ao enaltecer a iniciativa da Prefeitura de Palmas.

Acompanhando de perto o aulão, o presidente da FIJP, João Pedro Dornelles Claret, faz um balanço das ações até agora. “O Vem Enem está mudando a realidade de muitos jovens. Inclusive, a iniciativa concorre pela Secretaria Nacional da Juventude ao melhor projeto de juventude do Norte do País. Isso nos deixa extremamente satisfeitos. Os alunos tiveram aulas de segunda a sexta-feira, também um aplicativo para auxiliar nos estudos, simulados aos finais de semana, acompanhamento individual para que eles se sintam preparados para a prova”, explica o presidente.

O gestor adianta que para 2020 mais recursos serão investidos no projeto. “Vamos aprimorar o aplicativo e o material de estudo. Teremos a oferta de outros espaços para aulas. A expectativa é da contratação de psicólogos para ampliar o apoio aos alunos”, detalha.

E o projeto não acaba juntamente com o último dia de provas, todos os participantes serão acompanhados para que se obtenha uma estatística da qualidade do cursinho. “Já nesse mês tivemos dois aprovados no curso de Odontologia de uma instituição particular. Outro estudante conseguiu aprovação para ingressar em Psicologia em uma faculdade de Palmas. Isso mostra que os alunos estão alcançando bons resultados”, comemora.

Enem 2019

O Enem começou a ser aplicado no último domingo, 03. Os candidatos que faltaram no primeiro dia, podem fazer o exame neste domingo, 10, mas a prova servirá apenas para autoavaliação, como informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O boletim de desempenho individual apresentará apenas as notas das provas realizadas.

Os portões abrirão às 12 horas e fecharão às 13 horas, no horário de Brasília. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior, seja na seleção para instituições públicas como nas privadas. Além disso, o aluno também terá acesso a programas de financiamento do governo federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em Portugal o Enem também é acesso para admissão em 42 instituições de ensino.